quarta-feira, junho 06, 2012

OASA e o Trânsito de Vénus


Como havia sido anunciado na rádio (Rádio Atlântida e Nova Cidade) e jornais (Açoriano Oriental), realizou-se na sede do OASA uma conferência transmitida pela internet sobre o Trânsito de Vénus, que contou com cerca de 22 participantes em sala (o que ultrapassou as nossas expetativas, dado o evento acontecer num dia de semana) e 73 acessos pela internet. A apresentação focou aspetos históricos dos trânsitos de Vénus, a explicação matemática do fenómeno e o seu enquadramento no cálculo da Unidade Astronómica. Foram apresentadas imagens feitas em S. Miguel durante o trânsito de 2004 e produzidas explicações técnicas sobre os procedimentos na sua obtenção. A sessão terminou com a audição da Marcha do Trânsito de Vénus da autoria de John Philip de Sousa, um açor-americano descendente, cujos ascendentes do lado paterno eram naturais da ilha de S. Jorge.
Após a conferência foram visualizadas transmissões em direto pela internet do fenómeno, lançadas pela NASA e pelo Observatório Kecke do Hawai. Seguiu-se finalmente uma sessão de observação astronómica centrada em Saturno e no nosso satélite selenita.
Com esta realização sentimo-nos irmanados e fazendo parte da grande comunidade internacional de astrónomos profissionais e amadores que com os seus instrumentos e observatórios acompanharam este trânsito.
Aqui ficam algumas imagens do evento.

A apresentação do orador feita por Pedro Garcia

2 comentários:

Joao Silva disse...

Muito bem! Talvez se ainda tivessem utilizado o google plus teriam participado num dos bastantes hangouts entre amadores e profissionais. Era mais um ponto de valor :-)

Anónimo disse...

Amigo JS
Desconhecia a existência do assunto. Qd. souberes alguma coisa do género com interesse e com possível intervenção nossa (amadores) avisa!
Um grande abraço

J. Porot