sábado, novembro 09, 2013

A noite dos cometas

Finalmente o Verão de São Martinho trouxe-nos uma noite muito razoável apesar da existência de grande turbulência na atmosfera. Aproveitei para testemunhar um raro acontecimento na história da Astronomia: a presença de 4 cometas brilhantes todos eles visíveis com binóculos de 10x50. Refiro-me aos cometas Lovejoy, Ison, X1 Linear e o 2P Encke.

 
 
O Ison apresentava uma longa cauda e possivelmente uma pequena cauda iónica e, ao invés o Lovejoy neste momento era muito mais brilhante enchendo a ocular de 15mm do Celestron de 8 polegadas. Ambos tinham uma coloração claramente  esverdeada devido á presença de cianogénio e do CO2.


 
O 2P Ecke apesar de ser muito brilhante e facilmente detetável com binóculos encontra-se muito baixo no horizonte e já a uma hora muito perto do amanhecer o que impossibilitou a obtenção de imagens condignas. O X1 Linear situava-se numa zona mais favorável mas pelas 06:00 da manhã as nuvens adensavam-se vindas do Sul o que tornou impossível fazer mais imagens.

O cometa 154P Brewington foi o primeiro a ser observado ainda na noite de 8 de novembro apresentando-se com uma magnitude muito fraca tornando-o difícil de detetar,

 
Em conclusão: um pequeno mosaico mostrando este evento raro de termos ao mesmo tempo 4 cometas visíveis com binóculos.
 

Sem comentários: