sexta-feira, maio 02, 2014

Açores recebem em 2015 a reunião magna do European VLBI Group for Geodesy and Astrometry

Os Açores vão receber no próximo ano a reunião magna do European VLBI Group for Geodesy and Astrometry (EVGA), depois de a candidatura açoriana ter derrotado a que foi apresentada pela Rússia.
A candidatura dos Açores, apresentada durante a oitava assembleia do International VLBI Service for Geodesy and Astrometry (IVS), realizada em Xangai, na China, e por nós aqui noticiada, obteve 36 dos 39 votos possíveis, enquanto a candidatura russa obteve apenas três votos.
A presença dos Açores nestes fóruns decorre no âmbito da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).
O projeto da RAEGE visa a construção de uma rede composta por quatro estações geodésicas fundamentais (EGF), destinadas à realização de estudos de Radioastronomia, Geodesia e Geofísica.
 
 
A estação de Santa Maria estará pronta a ser inaugurada, com todos os equipamentos em funcionamento, a partir do primeiro trimestre de 2015, altura em que se realizará nos Açores o encontro EVGA2015, que contará com a presença de cerca de 80 investigadores de todo o mundo.
Este evento, que se realizará de 18 a 22 de maio de 2015, terá a duração de cinco dias e será agregado ao encontro da direção do IVS, que contará com cerca de duas dezenas de participantes.
 
In Painel SRRN.

Sem comentários: