quinta-feira, julho 17, 2014

A Nebulosa do Euro


Situada na constelação do Cisne tem cerca de 25 anos-luz de diâmetro, e está a aproximadamente 4.7 mil anos-luz de distância da Terra (felizmente!).
É uma nebulosa muito difícil de fotografar dado que as estrelas brilhantes que a rodeiam “queimam” a imagem da nebulosa quando fazemos exposições de longa duração.
Em todo o caso realizámos 30 exposições de 40 segundos cada que depois de integradas e pré-processadas com os respetivos darks, flats e offsets, foram suficientes para revelar a zona mais luminosa da emissão do hidrogénio da bordadura da nebulosa que faz lembrar o símbolo €. Não utilizámos também os filtros normalmente aconselhados (Halfa ou OIII).


A estrela central da nebulosa é uma Wolf-Rayet (WR 136), considerada uma estrela rara muito muito massiva mas que perdeu a sua massa de forma acelerada devido aos fortes ventos solares que também moldam o ambiente á sua volta, expelindo o equivalente à massa do nosso Sol a cada 10.000 anos. Dentro de alguns milhões de anos, a WR 136 deverá dar origem a uma supernova.
A imagem dá relevância às estrelas azuis dado ser uma região propícia á formação de estrelas, nebulosas escuras resultantes da concentração de gás e poeira cósmica ali existente.

Sem comentários: