segunda-feira, novembro 24, 2014

Sessão de Astronomia de 22 novembro 2014 – Nebulosas e estrelas ionizantes


Na constelação do Cocheiro a IC405 ou a Nebulosa da Estrela Flamejante, é uma nebulosa de emissão e receção situada a 1500 anos-luz e com uma extensão de 5 anos-luz tem no seu centro a estrela brilhante azul variável AE Aurigae cujo potente vento solar ioniza s gás de hidrogénio circundante criando a emissão azulada e a avermelhada quando se dá a reabsorção dos eletrões.

 
IC417 ou Nebulosa da Aranha é uma nebulosa de emissão com 100 anos-luz de extensão e localizada a 10.000 anos-luz na constelação do Cocheiro. Esta nebulosa contém um Enxame Aberto conhecido como NGC1931 com cerca de 40 estrelas e cujo ambiente em redor é ionizado pela uma estrela massiva.
 
A região da IC1848 ou Nebulosa da Alma situada na Cassiopeia e localizada a cerca de 6500 anos-luz do nosso sistema solar, é uma nebulosa de emissão que envolve alguns enxames globulares ionizantes e cuja radiação potente faz desta região um berçário de novas estrelas. 

 
A galáxia gigante elipíca Maffei 1 e os enxames abertos Czernik 11 e King 4, situam-se na constelação da Cassiopeia. Maffei 1 pertence a um grupo distinto de galáxias IC342/Maffei, situa.se a 3,5 Megaparsecs da nossa galáxia sendo a galáxia elíptica gigante mais próxima de nós e é constituída por inúmeros enxames globulares.
 

Sem comentários: