domingo, abril 30, 2006

Uma infâmia


Até que enfim é denunciado publicamente a infâmia feita ao OASA.

Como fundador do OASA só espero que:
1. o governo regional desanexe os terrenos, como propus em tempos, expropriando aquilo que um dia foi da região,
2. que a direcção, que levou o OASA à falência (eram sócios do Clube de Tiro!!) pagem pessoalmente o que devem por actos de má gestão,
3. que se inicie uma nova vida cheia de projectos, e que os antigos fundadores, demitidos por sua própria iniciativa, regressem para darem o seu contributo aos Açores.

quinta-feira, abril 27, 2006

Uma aberta para o 73P/SW



Finalmente a noite de 23 para 24 permitiu-nos ver o cometa 73P, nomeadamente o fragmento "C". Por um pequeno espaço de tempo de cerca de 3 horas, o céu manteve-se limpo...depois vieram as nuvens baixas de sudoeste. O 73P -C apresentava-se com forte condensação e uma cabeleira apreciável (como mostra o grafico). Tentámos fazer alguma fotometria com as imagens disponíveis, obtendo como resultado uma magnitude de 9.5. Aqui fica uma imagem resultante da integração de outras 8 num total de cerca de 10 minutos de exposição.

sábado, abril 08, 2006

O cometa 73P fragmentado


Parece que o cometa 23P Schwassmann-Wachmann fragmentou-se em 20 cometas menores e a sua (suas) passagem(ns) serão visíveis em Maio. Na madrugada de 8 de Maio, pelas 03:00 horas, se o tempo permitir, poderão ser feitas belas imagens, pois o corpo principal deste cometa passará perto da M57. Vejam o gráfico respectivo.



Entretanto o Sol presenteou-nos com bonitas imagens da mancha solar 10866 rodando no seu limbo oeste e com uma Proeminencia tambem situada a oeste. Reparem na granulação da superficie solar, a fotosfera. A imagem foi obtida com uma webcam (toucam pro) e um ETX90.




Uma Proeminencia bonita e o grupo
10866 a rodar no limbo Oeste, visto
em H-alfa.



Repare da granulação da Fotosfera. Presentes os grupos 10866 (a rodar no limbo)
e o grupo 10865, que também aparece acompanhado de uma gaivota
na imagem abaixo.



Entretanto uma grande mancha solar surgiu, como podem constatar pela imagem!!
Não! Não é uma mancha solar, mas apenas uma gaivota que se atravessou no caminho. Ao lado, no canto inferior direito, sim... é a mancha solar classificada como 10865.


Parecia ser uma mancha solar!
Apenas uma gaivota que se atravessou no nosso campo de observação.
No canto inferior direito, essa sim, uma mancha solar!

sexta-feira, abril 07, 2006

Do tamanho do planeta Neptuno


O Sol em grande Performance

A grande mancha solar está prestes a rodar no limbo oeste do Sol. Até agora, apesar de todo o potencial energético armazenado ( veja ó reticulado de fáculas brilhantes à sua volta), ainda não produziu qualquer "flare". Entretanto a SO desenvolve-se uma grande Proeminencia em forma de arco e de estilete. Note o "glóbulo" de plasma na sua extremidade.
A região activa 10866, assim como as outras, teem-se pautado por fragmentarem as suas umbras num processo interno de criação de multipolaridades magnéticas que provavelmente ajudam na dissipassão da energia necessária à explosão de Fulgurações. Em todo o caso, mesmo que haja uma fulguração com ejecção de matéria coronal para o espaço e raios X, já não seremos atingidos.

quinta-feira, abril 06, 2006

Preparada para explodir


a Região Activa 10685 acumulava energia preparando-se para produzir uma Fulguração com Ejecção de Matéria Coronal para o espaço. Ontem, dia 5 de Abril de 2006, em imagem obtida por nós na banda da luz visível, era perfeitamente notório o desenvolvimento gigantesco da mancha leader deste grupo, com a existência de duas "pontes de luz" que atravessavam as umbras. Se houver uma Fulguração é muito provável que não atinga o nosso planeta, dado que este grupo roda já próximo do limbo oeste do Sol.