quarta-feira, maio 31, 2006

Requerimento

PSD
Grupo Parlamentar

Requerimento

Assunto: Observatório Astronómico de Santana- OASA


Foi inaugurado com pompa e circunstância pelo Governo Regional o chamado Observatório Astronómico de Santana, na Vila de Rabo de Peixe, uma das poucas organizações científicas dos Açores, que promoveu com sucesso o conhecimento astronómico e projectou a Região junto da comunidade científica internacional.

Na década de 90, graças ao empenho, esforço e dedicação de alguns Astrónomos Amadores dos Açores, liderados pelo Dr. João Porto, o entusiasmo à volta do OASA foi tal que congregou mais de 200 sócios. Inicialmente sem sede própria, conseguiram apoios do Governo Regional e instalaram-se na costa norte da ilha de S. Miguel, em Santana, localização de excelência para a observação astronómica.

Trata-se de um Observatório Astronómico que possui um Planetário, uma Cúpula insuflável para sessões virtuais, com capacidade para 40 pessoas, para além de muitos equipamentos de observação do sistema solar. Foi o 1º Observatório em Portugal e um dos maiores da Península Ibérica.

O OASA ganhou notoriedade pela intensa actividade junto da comunidade em geral e das escolas da Região, ao ponto de desenvolver actividades noutros pontos do país.

É do conhecimento público que o OASA fechou as portas e encontra-se inactivo, com sofisticados e caros equipamentos abandonados, representando para a comunidade científica portuguesa uma perda incompreensível.

Ao que se julga saber, a situação deve-se ao diferendo que opõe o OASA ao Clube de Tiro de S. Miguel, sedeado nos mesmos terrenos propriedade da Região Autónoma, o que resultou em desentendimentos entre as respectivas direcções.

De acordo com os fundadores do OASA, aguarda-se que o Governo Regional resolva o problema, desanexando os terrenos ou expropriando ao Clube de Tiro de S. Miguel a gleba de terreno que outrora foi cedida e pertença da Região.

Assim, ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, os Deputados subscritores do Grupo Parlamentar do PSD requerem ao Governo Regional o seguinte:

Tratando-se de uma organização de manifesto interesse colectivo, está o Governo Regional disponível para intervir e ultrapassar o diferendo?
Tendo os terrenos sido cedidos pela Região ao Clube de Tiro, irá o Governo Regional proceder à desanexação ou expropriação da gleba de terreno indispensável ao Observatório Astronómico de Santana?
O que pretende o Governo Regional fazer no imediato no sentido de salvar o Observatório Astronómico dos Açores?


Ribeira Grande, 29 de Maio de 2006



Os Deputados

quinta-feira, maio 11, 2006

O espectáculo perdido



Na madrugada do dia 8 de Maio o fragmento "C" do cometa 73P-SW passou em frente ao anel da Lira ou da Nebulosa Planetária M57. No entanto, devido ao mau tempo que se fez sentir não nos foi possível obter uma imagem que registasse este espectáculo único. Porém fica aqui uma imagem de Stefan Seip de Estugarda (Alemanha). Vê-se tambem a galáxia IC 1296.
Entretanto se as condições atmosféricas melhorarem iremos tentar fazer mais algumas imagens da aproximação à Terra dos fragmentos do cometa 73P.