No dia 23 de Setembro foi inaugurada uma das estruturas que compõem a Rede de Observatórios regionais, o OVGA - Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.
No seu discurso o presidente Carlos César disse:
"Este Observatório está incluído numa rede que o Governo dos Açores tem vindo a criar, em parceria com diversas instituições, visando dotar a Região de um dispositivo de equipamentos de demonstração e de divulgação da cultura científica que cubra os principais campos do conhecimento, com particular ênfase para aqueles que, entre nós, podem apresentar especificidades que justificam uma abordagem mais aprofundada e ou diferenciada.
Nesta rede, para além deste Observatório, ficam integrados o Observatório do Ambiente e Clima, em Angra do Heroísmo, já em fase avançada de construção, e o do Mar, na cidade da Horta, bem como o Observatório Astronómico de Santana, no concelho da Ribeira Grande, o qual, depois de inesperadas complicações, iniciou já o percurso que o levará à sua reabertura."
Ficamos a aguardar resultados desta importante decisão tomada corajosamente contra ventos e marés.
A Região, a sua Juventude e a Ciência assim o exijem!!
Votos de que o sobre o OASA paire o espírito de empreendedorismo que o fez nascer.
Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
terça-feira, setembro 26, 2006
Uma carta da poluição luminosa
A zona em torno de Rocas do Vouga (Sanfins e Arestal) são zonas previligiadas para a observação astronómica, de acordo com a carta de poluição lumonosa que aqui apresentamos. A zona cai na definição de "Bleu nuit", que é descrita como zona de Bom Céu onde é possível ver a olho-nu entre 2000 a 3000 estrelas e onde a Via Láctea é visível de forma muito nitida e onde os halos lumonosos estão muito longe e dispersos e não afectam a qualidade do céu. Ou seja numa esca de 1 a 10, situa-se a nossa zona de observação no escalão 9.
domingo, setembro 17, 2006
sábado, setembro 16, 2006
sexta-feira, setembro 08, 2006
Lua quase Cheia
Subscrever:
Mensagens (Atom)