quarta-feira, julho 18, 2007

Um reparo e uma sugestão ao PDM da Ribeira Grande


Se realmente a Camara da Ribeira Grande vai tutelar o OASA, que tenha em atenção a área onde está instalado o Observatório Astronómico (cuja estrutura nem aparece na cartografia!?Será anterior a 2001?), dado que em termos de poluição luminosa existe a necessidade de manter uma zona de baixa interferência. Por outro lado se o Clube de Tiro já tem a sua área defenida como zona turística, porque não estendê-la até ao perímetro do OASA ? Sobre Poluição Luminosa, apontamos como bom exemplo o condominio fechado existente a leste, onde os candeeiros de iluminação pública são os mais indicados. Em conclusão: a CMRG tem que redefinir a zona onde está implantado o Observatório como zona de baixa densidade habitacional e promover a correcta iluminação pública e privada. O Campo de Futebol é um caso diferente: já lá estava e não se joga todas as noites. Quanto ao clube de tiro, penso que a noite não é propicia a tiros segundo a nova lei do ruído.


sexta-feira, julho 13, 2007

O VZ13 Linear

O Cometa C/2006 VZ13 Linear na noite de 11 pra 12 de Julho
Muito mais brilhante e com velocidade crescente
parece ter havido uma quebra na sua cauda
Celestron 200mm f/10 Canon 350D ISO 800
Ponta Delgada, J. Porto

quinta-feira, julho 12, 2007

Astronomia no Verão 2007




Aí está uma das melhores iniciativas de divulgação científica na área da Astronomia.

Este ano os Açores não entram !!!

Veja em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/astronomia/astro2007/index.asp?accao=listdistritos&id_actividade=1

Jactos de Plasma discutidos nos Açores pelo JETSET da astrofísica

De 25 a 29 de Junho de 2007, em Ponta Delgada-Açores, a quarta conferência do projecto JETSET sob a forma de Escola de Verão (Summer School) que visa estudar, a nível europeu, de forma rigorosa e inovadora a formação de estrelas.A Escola de Verão, a realizar em Ponta Delgada, com o tema "From models to observations and experiments" constitui uma oportunidade para se discutir a integração das recentes observações astrofísicas e experiências físicas nos modelos e nas modelações numéricas de modo a permitir um melhor entendimento dos jactos de plasma. A equipa local que organiza o evento é constituída pelo Professor Miguel Ferreira do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e pelas Professoras Elsa Silva, Despina Panoglou e Samira Rajabi da Universidade do Porto.
São parceiros deste projecto o Dublin Institute for Advanced Studies-Irlanda, a Università degli Studi di Torino-Itália, a Universite Joseph Fourier de Grenoble-França, o Institute of Accelerating Systems and Applications em Atenas-Grécia, o Observatoire de Paris-França, o Osservatorio Astrofisico di Arcetri em Florença-Itália, o Osservatorio Astronomico di Roma-Itália, o Thüringer Landessternwarte em Tautenburg-Alemanha, o Centro de Astrofisica da Universidade do Porto-Portugal, o Landessternwarte Heidelberg - Alemanha e o Imperial College of Science, Technology and Medicine de Londres- Reino Unido.

Monumento Açores- Brasil - Relógio de Sol

Uma iniciativa que poderá ser melhor apreciada em
www.nea.ufsc.br/monumento/index3.php
e que contou com o apoio financeiro da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

quarta-feira, julho 11, 2007

Pedro Russo nomeado Coordenador do AIA 2009

Pedro Russo (Instituto Max Planck para a Investigação no Sistema Solar, Alemanha, e Centro Multimeios de Espinho) foi nomeado Coordenador Internacional do Ano Internacional da Astronomia 2009. O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa que está ser promovida a nível mundial pela União Astronómica Internacional com o apoio da UNESCO, e será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só da astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.

Ano Internacional da Heliofisíca 2007 - 2009


Veja mais informação em

segunda-feira, julho 02, 2007

O maior telescópio do mundo e a radioastronomia



IST envolvido no maior telescópio do mundo:: 2007-06-28
SKA será constituído por numerosas antenas distribuídas ao longo de milhares de quilómetrosO CENTRA-Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico (IST) será oficialmente, partir de 1 de Julho, parceiro do consórcio que vai construir o maior telescópio do mundo. O SKADS (Square Kilometre Array Design Studies), com um financiamento em grande parte assegurado pela União Europeia, é constituído por 34 Instituições/Grupos de Investigação da UE, Austrália, China, Rússia, Estados Unidos e África do Sul, e tem como objectivo investigar e desenvolver tecnologias com vista à construção do maior radiotelescópio do mundo – o SKA ("Square Kilometre Array").
COMENTÁRIO: POR CÁ DEITAM-SE FORA OU DESACTIVAM-SE COISAS IMPORTANTES: DUAS ANTENAS DA MARCONI, UMA NO CHARCO DA MADEIRA E OUTRA NA ILHA TERCEIRA, PODERIAM CONSTITUIR UM ARRAY AQUI NO MEIO DO ATLÂNTICO. Leia o relatório em www.jporto.astrosite.net/Radioastronomia.htm