quarta-feira, outubro 31, 2007

O Holmes cresce em tamanho


Imagens obtidas em 31 de Outubro pelas 06:30UTC em péssimas condições atmosféricas com uma Canon 350 D e uma objectiva de 300mm.

O mosaico mostra comparativamente as dimensões da Lua em quarto Minguante e do Cometa 17P/Holmes.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Estrutura do Holmes


Com a aplicação de um filtro gradiente rotativo com angulo de 90º fizemos uma análise mais detalhada da estrutura do cometa, mostrando claramente um "cocoon" em expansão e um núcleo falso descentralizado com alguns jactos.


Um cometa fora do normal



Ao que parece ganha adeptos e forma a hipótese de o cometa 17P/holmes ter sido atingido por um pequeno asteróide. Por um lado a ausencia de cauda e a formação de um "cocoon" uniforme a expandir-se a 800km/s ,formado por poeiras de silíca, de grandeza apreciável, dado não serem "arrastadas" pelo vento solar, e por outro lado o aparecimento reportado agora nas últimas observações, de um objecto a evoluir lateralmente ao cometa (como mostra a imgem do francês Jean Marie Marc) a uma velocidade de 40km/s (o resto do asteróide?), leva a pensar que esta hipótese é muito viável.


Contudo não deixa de ser uma hipótese. Anseio poder utilizar o meu Star Analyser 100 para produzir alguns espectros.


A imagem abaixo mostra o tamanho do cometa relativamente à Lua.







sexta-feira, outubro 26, 2007

Finalmente o 17P/Holmes

Noite de 25 para 26: finalmente uma janela de observação permitida pelas condições climatéricas. Era ainda dia (19:30 hora local) e já o cometa era visível a olho-nu.
Magnitude visual 1.5
Um portento este cometa. A ver em www.jporto.astrosite.net/Noticias_10_07.htm

quinta-feira, outubro 25, 2007

Um cometa como se fosse uma nova estrela em Perseu


De François Kugel na lista AUDE


Quelques nouvelles de la comète prises sur le web :25/10/07 05H (UT)Après la brusque montée en éclat du 23 au 24 Octobre (0.5mag/heure), la comète semble avoir atteint un maximum et c'est stabilisée vers la magnitude 2.5. dans la nuit du 24 au 25 (légère augmentation dans les dernières heures (mag. 2 environ ce matin). Selon les diverses observateurs de par le monde, son aspect est stellaire (DC=9) dans une faible coma parfaitement circulaire de 2.5' ; sa couleur est jaune-vert, ce qui laisse penser à une comète poussièreuse.D'après les mesures de Rolando Ligustri (CARA) (filtre à 647 nm)le taux d'Af[Rho] serait de l'ordre de 30 km (pour un rayon de mesure de 50 000 km) et une magnitude de 2.6.L'observation du "faux noyau" (au telescope en visuel et en ccd) semble montrer un début d'allongement vers le Nord (direction anti-solaire).En spectro, Christian Buil note que la comète ne présente qu'un spectre extremement intense de poussières avec de fines et faibles raies non encore identifiées pour l'heure.Selon J.Bortle : Historiquement le sursaut de 17P/Holmes peut-être rapproché de celui de 41P/Tuttle-giacobini-kresak qui a connu un sursaut du même type en 1975.Avec une magnitude de 2, la comète devrait pouvoir être observable dans un instrument en plein jour, à tenter!...Francois

Infelizmente as condições climatéricas adversas impediram-nos de registar este acontecimento.
Continuamos à espera de uma "aberta" !!

Mais imagens em
http://www.spaceweather.com/comets/gallery_holmes.html?PHPSESSID=gcon0238d99749rglhgp6epha1

quarta-feira, outubro 24, 2007

Outburst do cometa 17P/Holmes


Segundo observações efectuadas esta manhã por observadores japoneses e franceses (Francois Kugel da lista AUDE foi um dos primeiros) o cometa 17P/Holmes que está de momento a passar na constelação do Perseu, entrou em outburst, passando de magnitude 7 para 3.5, o que o torna vísivel a olho-nu.

Se as condições climatéricas propiciarem, faremos também algumas observações !!

Aqui fica o gráfico testemunha deste fenómeno fantástico e um mapa do céu:


quarta-feira, outubro 17, 2007

Os alunos da Escola BI da Maia já tem telescópio



No dia 17 de Outubro, a convite da Dra. Margarida Fael, fomos à Escola EBI3 da Maia montar um newtoniano TAL1, adquirido pela própria e colocado à disposição dos alunos desta escola.


A Dra. Margarida Fael, Professora de Física da escola da Maia, ao comprar no Museu de Ciência, em Lisboa, este telescópio e ao colocá-lo à disposição da escola, torna-se numa benemérita de referência e mostra bem o "estado da nação" em que nos encontramos.


OASA - Já tem portões

No dia 17 de Outubro, os portões do Observatório Astronómico de Santana Açores, já estavam rasgados do lado do clube de tiro.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Empresa Açoriana do Espaço (EAE)

A constituição da Empresa Açoriana do Espaço, a lançar pelas duas companhias envolvidas na instalação da estação de dados de satélite da ilha de Santa Maria, permitirá a concretização de projectos no sector aeroespacial, no quadro de valências desenvolvidas pelo grupo envolvido, adiantou José Contente.O governante falava na inauguração, em Ponta Delgada, da exposição filatélica "Ao Serviço da Cultura", enquadrada nas celebrações do Dia Mundial dos Correios.

A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia, ESA, que vai funcionar em Santa Maria beneficiou de uma comparticipação financeira do Governo dos Açores de cerca de um milhão de euros, já se encontrando em fase de testes. José Contente garantiu, igualmente, que os novos investimentos da iniciativa de um grupo de empresas entre as quais se encontram a INSA, a Edisoft e a SEGMA, empresa açoriana do Grupo EDA, permitirão consolidar o investimento entretanto já realizado, possibilitando a investigação, o conhecimento e utilização de informação, nos domínios da oceanografia, recursos naturais, meio ambiente, agricultura e urbanismo.

quarta-feira, outubro 03, 2007

O legado da última Direcção

Depois de sete anos, O Observatório Astronómico de Santana Açores, encontra-se no estado miserável que as imagens documentam, resultado da gestão danosa da última direcção.

Porta arrombada, erva da altura de um homem, portão derrubado, rachas e infiltrações de água e acesso cortado pelo clube de tiro, são apenas alguns "pormenores" com que a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, terá que solucionar agora, quando o poderia ter feito atempadamente de forma mais correcta e evitando este desastre actual.


Uma das últimas cúpulas montadas por Jean Sague da INACO. Viria a morrer meses depois em França, em acidente de viação, no acto de entrega de mais uma cúpula.



No país, observatórios como este (e este é um dos maiores !) são estimados e geridos cuidadosamente pelas autarquias (Câmaras Municipais) que fazem parceria com a Agência Ciência Viva e com associações de astrónomos amadores, no sentido de os dinamizar.
Esperamos que os exemplos nacionais sirvam de alguma coisa e que a sua recuperação venha a tempo e horas das comemorações do Ano Internacional da Astronomia e do Ano Heliofísico Internacional, já que os 50 Anos de Exploração Espacial (4 de Outubro de 2007), o viram de costas virado para o público e nesta deplorável condição.

50 ANOS DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL


RECEBEMOS ESTA MENSAGEM QUE AGORA DIVULGAMOS

Caros Colegas,

A Europlanet-European Planetology Netowork (http://www.europlanet-eu.org/)
está a preparar uma série de actividades para celebrar os 50 anos da
Exploração Espacial e os 10 anos do lançamento da missão Cassini-Huygens.
A actividade principal consiste num concurso com três categorias:
. Para Crianças dos 6 aos 12 anos
. Para Astrónomos Amadores
. Para Artistas

O vencedor nacional será posteriormente o representante de Portugal na
final europeia. O prazo para inscrição no concurso é 31 de Outubro de 2007
e o regulamento encontra-se disponível em:
http://www.europlanet-eu.org/index.php?option=com_content&task=view&id=115&Itemid=37
Em Portugal o ponto de contacto para esta iniciativa é o Doutor António
Pedrosa, do Centro Multimeios de Espinho, http://www.multimeios.pt/

Agradecemos a divulgação desta iniciativa internacional junto dos alunos e
colegas.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Ciência Viva

terça-feira, outubro 02, 2007

Explosão Solar afecta cometa Encke


Pela primeira vez na história foi registado o efeito de uma ejecção de Massa Coronal pelo Sol sobre um cometa.
O observatório espacial SETERO-A da NASA detectou e registou o impacto do vento solar sobre o cometa Encke que viajava no interior da órbita do planeta Mercurio.
Impressionante ver o efeito sobre a cauda do cometa, que é completamente decepada pela onda electromagnética. Fica aqui o registo.

segunda-feira, outubro 01, 2007

O OASA vai abrir brevemente

A DRCT, Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, deu início às obras de recuperação do Observatório Astronómico de Santana - OASA, na Vila de Rabo de Peixe.
Segundo fontes fidedignas, o acesso ao OASA irá ser feito pelo clube de tiro, como inicialmente constava no projecto apresentado na Camara Municipal da Ribeira Grande e assinado pelas 3 entidades envolvidas, o NAAPAA (Núcleo Açoriano da APAA), a DRCT e o Clube de Tiro de S. Miguel.
Também, e segundo as mesmas fontes, o equipamento ali existente, e que consta de dois telescópios e diverso material de observação (CCD`s e acessórios) encontra-se neste momento no CITEC, em manutenção.
Oxalá o OASA abra brevemente, pois tem sido muitos os estabelecimentos escolares que já nos contactaram para saberem do Observatório, de modo a poderem calendarizar as suas actividades.
Que o OASA cumpra o desiderato para que foi criado, é o nosso voto !