Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Cometa Lulin (C/2007 N3)
Cometa Lulin 19x30s, Canon 350D, APO66mm f/6, 24/2/2009 @ 22:15 UTC, Fajã de Baixo, Ponta Delgada
Finalmente conseguimos obter algumas imagens do cometa Lulin. Dia 24 de Fevereiro, 22:15 UTC, Fajã de Baixo, Condições meteo adversas com muito vento de rajada e nebulosidade no quadrante Este, precisamente na constelação do Leão onde o cometa fazia o seu transito.
Utilizámos uma Canon 350D em foco directo com APO 66mm, em 19 exposições sucessivas de 40 segundos cada.
O cometa apresentava uma longa cauda de poeiras não sendo visível a cauda iónica muito referenciada ultimamente por outros observadores. O seu aspecto era esverdeado denunciando a presença de cianogénio.
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
Carnaval e Astronomia
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Cometa Lulin
De acordo com as últimas observações, o cometa é visível a olho nu e encontra-se na constelação da Virgem com a magnitude de 5 ou ainda mais brilhante. A sua paroximação máxina ao nosso planeta dar-se-á no dia 24 deste mês devendo atingir o seu maior brilho.
Ainda não tivemos oportunidade de o ver devido às péssimas condições climatéricas que se tem vindo a registar em toda a região dos Açores. Estamos de prontidão, com equipamento já artilhado para fazer algumas fotografias logo que S. Pedro o permita!!
Aqui fica uma imagem recente obtida por François Kugel (França).
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
A astronomia pelos olhos dos Açorianos
No âmbito das comemorações do Ano Internacional de Astronomia, foi criada uma exposição de fotografia de astronomia intitulada "Da Terra para o Universo" - FETTU, replicada em muitas partes do Mundo. Os Centros de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) e da Ribeira Grande juntaram-se à iniciativa e propuseram às 19 Câmaras Municipais do arquipélago a apresentação, de Março a Dezembro de 2009, de uma exposição itinerante de astronomia.
Esta exposição é constituída por fotografias de rara beleza e expostas ao ar livre em diversos espaços públicos de grande afluência. Ao conjunto de 25 fotografias da exposição FETTU, os organizadores da exposição nos Açores gostariam de adicionar algumas telas com uma composição de fotografias captadas por astrónomos amadores nos Açores, de forma a ilustrar e a encorajar a fotografia e a observação astronómica no arquipélago. Para contribuir com uma fotografia de astronomia para esta exposição deverá contactar o CCAH (295218462; cc.angraheroismo@azores.gov.pt).
Subscrever:
Mensagens (Atom)