Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
terça-feira, setembro 29, 2009
No dia das eleições
M57, Nebulosa do Anel na constelação da Lira, 27 de Setembro
M92 na constelação de Hércules, 27 Setembro
Cometa C/2006 W3 Christensen, 27 Setembro, 12x25s
segunda-feira, setembro 28, 2009
O Sol reactiva-se finalmente !!
No dia 25, o Sol apresentava dois grupos de manchas, designada por Regiões Activas 1026 e 1027, que apresentavam configurações simples respectivamente Hsx e Dso. Esta ultima havia gerado uma pequena fulguração de que ficou como testemunha, na banda do vísivel, as imensas e brilhantes fáculas em redor da mancha solar. Aqui ficam as imagens produzidas com um ETX 90 munido de um filtro solar 1000 Oaks+.
O Expolab e Astronomia
No dia 25 estivemos no Expolab na Lagoa onde durante 3 horas orientámos uma sessão de observação astronómica no terraço do amplo edifício que albergava diversas exposições, entre as quais "O Trilho da Vida" ( na nossa opinião pecando por uma informação muito densa e pouco descodificada), o Planetário Digital portátil do OASA com sessões contínuas e ainda uma exposição sobre minerais e fosseis do OVGA.
A noite foi preenchida com a presença de muita gente interessada em confirmar o que acabava de ver no Planetário. Dois telescópios apontavam para a Lua e para Júpiter e outro fazia um vai-vem entre o enxame estelar globular M13 e a nebulosa planetária M27 nas constelações de Hércules e da Lira, documentando respectivamente acontecimentos na nossa galáxia, nomeadamente a colisão desta com outras e a explosão de uma estrela no seu fim de vida. Sobretudo estes dois objectos despertaram a curiosidade e causaram espanto entre todos os observadores.
A noite não era das melhores com muita neblina mas com abertas que aproveitavamos para ir mostrando o que era possível. Aqui ficam algumas imagens desta noite.
sexta-feira, setembro 25, 2009
O Christensen desloca-se rápido
quinta-feira, setembro 24, 2009
Noite dos Investigadores na Lagoa
A convite do OASA - Observatório Astronómico de Santana Açores, estaremos a partir das 21:00 horas de sexta-feira, no Expolab orientando sessões de observação astronómica.
O Expolab recentemente inaugurado pelo Governo Regional na Lagoa, em S. Miguel, irá dinamizar a iniciativa europeia “Noite dos Investigadores”, uma iniciativa da Comissão Europeia, que decorre na próxima sexta-feira e onde serão promovidas diversas actividades simultâneas, em várias cidades europeias, com o objectivo de aproximar a comunidade científica, dos cidadãos europeus.
O OASA estará presente com o Planetário Digital e muitos telescópios.
quarta-feira, setembro 23, 2009
Cometa na constelação da Águia
O cometa C/2006 W3 Christensen fotografado em 21 de Setembro com integração de 14 exposições de 25 segundos cada a 1600 ISO e com a Canon 350D modificada.
Mais informação sobre este cometa...
segunda-feira, setembro 21, 2009
M2 no seu esplendor
19 de Setembro de 2009: apenas resultado da integração de 8 imagens de 25 segundos cada com Canon 350D modificada a 1600ISO. Local: Fajã de Baixo com intensa poluição luminosa e nuvens altas com vento de nordeste com janela de observação por cima do telhado da minha casa que libertava ondas de calor armazenadas durante um dia de sol.
segunda-feira, setembro 14, 2009
quinta-feira, setembro 10, 2009
Para a História da Radioastronomia nos Açores
Em 2003 a Comissão Instaladora do OASA (Observatório Astronómico de Santana Açores) esteve na base da elaboração de um projecto promissor na área da radioastronomia com a colaboração do Jodrell Bank (PHD John Ponsbee) e da Universidade do Porto (Prof. Dr. António Magalhães) e ainda da Portugal Telecom, e que deveria ter sido apoiado financeiramente por uma proposta de candidatura à União Europeia—Fundos Comunitários.
Aqui fica uma fotografia dessa altura com António Magalhães e John Ponsbee quando da sua deslocação a São Miguel para fazerem o levantamento radioeléctrico da ilha e averiguarem da possibilidade da conversão das antenas parabólicas do Charco da Madeira, propriedade da PT, para instalação de um Maser.
Este Maser pertencia ao John Ponsbee que o disponibilizaria para a sua colocação na antena maior. Segundo os Japoneses da Mitshubishi (fornecedores da antena, e que foram consultados por nós) a antena maior era perfeitamente adaptável à radioastronomia.Todo o apoio técnico relativo á manutenção das antenas deveria ser dado pelos técnicos da PT e seria estabelecido protocolo com a rede europeia.
Numa primeira abordagem este centro de radioastronomia a ser gerido pelo OASA faria estudos da emissão rádio do centro galáctico e disponibilizaria visitas de estudo a escolas.
Mais informação...
quinta-feira, setembro 03, 2009
Imagens das sessões de Julho e Agosto em Rocas do Vouga
M31 (Galáxia de Andrómeda), M32 e M110, Tempo de exposição:900s, Canon 350D modificada, APO 66ED Baader + GEM1,1600ISO
M13, Tempo de exposição 6 minutos, Canon 350D modificada, APO 66ED Baader + GEM1,1600ISO
M8 e M20, 900s, Canon 350D modificada, APO 66ED Baader + GEM1, 1600ISO
M16, 650s, Canon 350D modificada, APO 66ED Baader + GEM1, 1600ISO
Nebulosas escuras no Escudo, 1000s, Canon 350D modificada, APO 66ED Baader + GEM1, 1600ISO
Todas as imagens foram processadas com o Photoshop e Iris.
quarta-feira, setembro 02, 2009
Observações no OASA
Ontem, dia 1 de Setembro, estivemos no Observatório Astronómico de Santana a realizar e a orientar observações astronómicas, numa iniciativa do próprio OASA.
Compareceu um grupo de professores e alunos de Capelas para além de muitos outros a título individual. Apesar da Lua quase cheia (82%) ainda foi possível mostrar diversos tipos de objectos, tais como enxames globulares em Hercules e Sagitário bem como nebulosas também no Sagitário. Tá claro que não faltou uma observação acurada de Júpiter e das suas luas e ainda da nossa Lua.
O OASA está de parabéns por estas iniciativas.
Aqui fica uma imagem da conjunção Lua- Júpiter de 6 de Agosto e que hoje, dia 2 de Setembro se volta a repetir.
Compareceu um grupo de professores e alunos de Capelas para além de muitos outros a título individual. Apesar da Lua quase cheia (82%) ainda foi possível mostrar diversos tipos de objectos, tais como enxames globulares em Hercules e Sagitário bem como nebulosas também no Sagitário. Tá claro que não faltou uma observação acurada de Júpiter e das suas luas e ainda da nossa Lua.
O OASA está de parabéns por estas iniciativas.
Aqui fica uma imagem da conjunção Lua- Júpiter de 6 de Agosto e que hoje, dia 2 de Setembro se volta a repetir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)