Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
sábado, dezembro 19, 2009
Da Terra para o Universo
Exposição sobre fotografia astronómica "Da Terra para o Universo" está em Ponta Delgada, no Mercado da Graça com fotografias de astrónomos açorianos entre muitas outras.
A exposição que surge no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia,"Da Terra para o Universo", replicada em muitas partes do Mundo, tem percorrido os 19 municípios da Região.
Depois da Ribeira Grande, a primeira autarquia da ilha de S. Miguel a receber esta mostra de fotografia sobre astronomia, seguiu-se o concelho do Nordeste.
Depois do Nordeste, esta exposição, que apresenta a particularidade de ter um grande formato e ser colocada em locais inesperados para o público em geral, seguiu para a Povoação, Vila Franca do Campo, Lagoa, e termina agora em Ponta Delgada no dia 29 de Dezembro.
Imagens de açorianos:
Paulo Pereira - manchas solares
J. Gonçalves - M31, M51, M27 e Eclipse da Lua
João Porto - Cometa 17P/Holmes, Via Láctea, Nebulosa de Orion e Transito de Vénus.
Impacto de asteróide na região dos Açores
Cientistas portugueses descobriram perto dos Açores uma depressão do fundo do Oceano Atlântico que acreditam ter origem no impacto de um meteorito, noticiou hoje a estação britânica BBC News.A cratera é relativamente circular, com uma cavidade com seis quilómetros de largura e possui uma ampla cúpula central, tendo sido denominada "Ovo Estrelado" devido à sua forma distintiva.
Caso se confirme que a sua origem resulta do impacto de um asteróide, estima-se que a colisão tenha provavelmente ocorrido nos últimos 17 milhões de anos, a provável idade máxima do fundo basáltico da rocha submarina onde está a cratera.
"Para ter a certeza, precisamos de retirar amostras e fazer um perfil das camadas sedimentares, para determinar se existe realmente uma elevação central decorrente de um impacto", explicou Frederico Dias, da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (EMEPC).
Outras noticías aqui
sexta-feira, dezembro 18, 2009
A Região Activa Solar 1035
Este grupo de manchas solares com mais de 100.000 km de comprimento, faz o seu transito desde há uma semana, tendo no dia 16 de Dezembro lançado para o espaço uma explosão de massa coronal que está a produzir Auroras Boreais. Neste início de Ciclo Solar, o 24º, é a primeira grande Região Activa a aparecer, depois de mêses consecutivos quase sem uma mancha solar.
Imagem obtida com um ETX90 sem guiagem e uma SPC900NC em foco primário no dia 18 de Dezembro pelas 14:45 UT em Ponta Delgada.
terça-feira, dezembro 15, 2009
Balanço do AIA 2009 nos Açores
Do Coordenador Regional do AIA2009 nos Açores, Prof. Miguel Ferreira, recebemos o Balanço do AIA2009 que transcrevemos de seguida:
Ano Internacional de Astronomia – um balanço
Neste ano que termina celebram-se os 400 anos das primeiras observações de Galileu Galilei que mudaram o mundo. O que observou através do telescópio, e a forma genial como interpretou as suas observações, revolucionaram a nossa forma de pensar acerca do lugar da Terra no Universo.
Um pouco por todo o mundo, a astronomia foi celebrada nas suas diversas facetas, estimulando o interesse não só na astronomia, mas na ciência em geral. Como exemplo, as sessões de observação do céu integradas nas Noites de Galileu foram realizadas na Austrália, no Afeganistão, no Nepal e em mais outros 100 países, onde se inclui Portugal e os Açores.
Este está a ser um ano fantástico para a astronomia, não só pelas celebrações do AIA2009 em todo o mundo, mas também por importantes marcos como foram o lançamento de vários telescópios espaciais, a abertura do Gran Telescopio Canarias, um dos maiores telescópios do mundo e os avanços no projecto ALMA (Atacama Large Millimiter/submillimiter Array) do Observatório Europeu do Sul.
A nível regional, o AIA2009 decorreu de forma muito satisfatória com inúmeras actividades organizadas por diversos organismos: escolas, Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, Observatório Astronómico da Ribeira Grande, câmaras municipais, astrónomos amadores e a própria organização do AIA2009.
Decorreram actividades tão diversas como congressos de astronomia, palestras nas escolas, exposições ao ar livre, exposições em escolas, sessões de observação, semanas da astronomia, ciclo de astronomia e cultura, palestras públicas, sessões de planetário portátil, Astronomia no Verão e o lançamento de uma série de selos dedicados ao AIA2009 no Observatório Astronómico da Ribeira Grande. Entre diversas outras iniciativas, é de realçar a realização de cursos de formação de professores, um na Terceira e outro em S. Miguel, em Astronomia. Esta aposta do AIA2009 em formar professores tem o objectivo claro de deixar sementes para o futuro.
Um dos objectivos a que nos propusemos foi levar a astronomia, e a sua relação com outras ciências e a cultura, junto dos mais diversificados tipos de público. Para atingir este fim, foi fundamental a colaboração de diversos jornais da região que se predispuseram a publicar diversos artigos durante todo o ano de 2009 e a divulgar diversas iniciativas. Muitos desses artigos foram escritos por colegas da Universidade dos Açores e de outras Universidades (Aveiro, Porto, Coimbra e Cambridge) – alguns dos mais destacados investigadores nesta área.
Em jeito de balanço, muito mais deveríamos certamente ter feito mas é de crer que o objectivo principal de divulgar a astronomia foi atingido.
E agora? Para que o esforço de várias pessoas singre é fulcral que depois de 2009 continue a haver iniciativas ligadas à Astronomia nos Açores. Neste sentido, é importante continuar e expandir a iniciativa Astronomia no Verão que este ano se reatou. É também com este propósito que a Universidade dos Açores, com o apoio financeiro da DRCTC, e a colaboração do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, organiza para 2010 uma pequena exposição itinerante que celebra os 20 anos do telescópio espacial Hubble. Caberá também ao Observatório Astronómico da Ribeira Grande continuar e aprofundar o seu trabalho em prol da astronomia.
A Sociedade Portuguesa de Astronomia, como órgão máximo da Astronomia em Portugal e organizadora do AIA2009, continuará a trabalhar em prol do desenvolvimento da astronomia, contando para isso com os diversos parceiros que a acompanharam nesta aventura que tem sido o Ano Internacional de Astronomia 2009.
Viva a Astronomia!
Miguel Ferreira
Universidade dos Açores
segunda-feira, dezembro 07, 2009
Imagens da Sessão Observacional de 13 de Novembro
Subscrever:
Mensagens (Atom)