Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
terça-feira, março 30, 2010
Um tempo tão esperado ...
Génova,hoje 30 de Março de 2010 tiveram início as primeiras colisões de protões a 7 TeV no Grande Colisionador de Hadrões (LHC) pelas 13:06 CEST, marcando o começo do seu programa de investigação na área da Matéria Escura e da existência do Bosão de Higgs.
Decorrem webcasts neste momento sobre o assunto.
Cometa Siding Spring
O cometa C/2007 Q3 Siding Spring com 8 minutos de exposição no dia 29 de Março de 2010,em Ponta Delgada, Fajã de Baixo, com Celestron 8" f/10 e Canon 350D desfiltrada. As condições atmosféricas não permitiram realizar melhor, face á existência de uma neblina quase permanente no quadrante Nordeste a á Lua Cheia. A nossa intenção era detectar a fragmentação do cometa com a presença de 3 núcleos individualizados já detectados por outros observadores.
segunda-feira, março 29, 2010
Um exemplo de colaboração entre profissionais e amadores. SN1999bw: Uma Supernova que dá que falar 11 anos depois
Em 15 de Março de 2010 recebíamos um e-mail de Andrea Pastorello, investigadora na Universidade de Belfast e astrónoma profissional, solicitando as imagens originais da SN1999bw obtidas em 12 de Abril de 1999, em Ponta Delgada, por mim e pelo Juan Gonçalves, consideradas na altura como imagens de pré-descoberta, dado que o Observatório LOSS antecipou-se em dar a notícia da sua descoberta com imagens feitas posteriormente ás nossas.
Com o estrito propósito de serem utilizadas num trabalho de pesquisa dos fenómenos eruptivos próprios das Variáveis Luminosas Brilhantes (LBV) a levar a cabo por Andrea Pastorello, solicitei ao Juan Gonçalves essas imagens que havia perdido pelo facto de as ter deixado gravadas em disquetes e que passados estes 12 anos, deixaram pura e simplesmente de funcionar.
O Juan Gonçalves que imediatamente se prontificou a fornecer as imagens originais, em formato fits, anexou ainda uma actualização em fotometria e astrometria desta supernova com base no GSC , USNO SA2.0 e no software astroart 2.0.
.
Aqui ficam os teores dos e-mails de Andrea Pastorello a quem desejamos um bom trabalho e do qual ficamos a aguardar resultados (já prometidos).
“Dear Joao,
I'm an astronomer working at the Queen's University of Belfast.
I'm interested in recovering information on SN 1999bw. I noted that you
images the SN before discovery. Is it possible to analyse your original
fits image? Your observation is potentially important to study the rising
phase of this class of transients....
Many thanks
with best regards
Andrea Pastorello
Hi, João
you are very kind.
I don't think that 1999bw was a real SN, but probably it was an
unusual variable star (possibly an LBV eruption). This is the reason why
I'm interested in studying this object.
many thanks"
domingo, março 28, 2010
O Sol em plena actividade
quinta-feira, março 25, 2010
Abril 2010: Mês Mundial da Astronomia
Convido todos a participarem nesta celebração global do Universo. Assim como durante as 100 Horas de Astronomia, há actividades para todos os gostos, até mesmo para os que não têm telescópios, com meia-dúzia de actividades de observação remota planeadas.
A apenas uma semana de começar, são já várias as actividades programadas para o Mês Mundial da Astronomia. Podem consultá-las aqui.
A página oficial do MMA2010 está disponível aqui.
quarta-feira, março 24, 2010
80 escuteiros no OASA
terça-feira, março 23, 2010
Actividade solar
Neste momento o Sol encontra-se num período de acalmia sem apresentar, no espectro da luz visível, manifestações da sua actividade que anteriormente vinha crescendo.
Afinal tudo é muito aparente quando nos damos ao trabalho de aprofundar a nossa visão sobre os fenómenos solares. É assim, que a data de 23 de Março obtivemos algumas imagens da superfície solar na banda de emissão da primeira linha do hidrogénio, e fomos descobrir uma grande actividade.
Assim, numa das imagens vemos uma perturbação magnética no limbo nordeste que poderá produzir pequenas fulgurações da classe M. Noutra imagem vemos um arco magnético ou Protuberância sobre o quadrante central, enquanto que ainda noutra imagem ,aparece outra protuberância no limbo Sudoeste do Sol.
Em conclusão: é falso aquilo que á primeira vista parece um decréscimo na actividade solar.
Afinal tudo é muito aparente quando nos damos ao trabalho de aprofundar a nossa visão sobre os fenómenos solares. É assim, que a data de 23 de Março obtivemos algumas imagens da superfície solar na banda de emissão da primeira linha do hidrogénio, e fomos descobrir uma grande actividade.
Assim, numa das imagens vemos uma perturbação magnética no limbo nordeste que poderá produzir pequenas fulgurações da classe M. Noutra imagem vemos um arco magnético ou Protuberância sobre o quadrante central, enquanto que ainda noutra imagem ,aparece outra protuberância no limbo Sudoeste do Sol.
Em conclusão: é falso aquilo que á primeira vista parece um decréscimo na actividade solar.
sábado, março 20, 2010
sexta-feira, março 19, 2010
Equinócio: início da Primavera
Este ano o Equinócio ocorre no dia 20 de Março às 16h32m. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 12h28m.
quinta-feira, março 18, 2010
O OASA no PrimArte
O Observatório Astronómico de Santana Açores, irá participar na edição deste ano da PrimArte, evento cultural organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. Para além da exibição de documentários sobre o ensino da Astronomia a estudantes do Concelho da Ribeira Grande, o OASA irá estar presente no Teatro Ribeiragrandense, a partir das 21h30, no Domingo, dia 21 de Março - noite de arranque da PrimArte - e na noite de 1 de Abril.
quarta-feira, março 17, 2010
O OASA na cidade da Horta
segunda-feira, março 15, 2010
Cometa C/2007Q3 Siding-Spring
O Cometa C/2007Q3 Siding-Spring está a fazer uma rota entre as constelações do Cocheiro e a do Dragão com uma magnitude á volta de 10,9.
Esta imagem obtida sob condições muito adversas, com o cometa muito baixo no horizonte (20:30 hora local)e com constantes nuvens baixas passando na região visada e ainda a presença de muito fumo proveniente de uma fogueira a algumas dezenas de metros, é o resultado apenas de 6 imagens de 30 segundos. Uma colocação em estação muito pouco acurada não permitia tempos de exposição mais prolongados.
Em resumo: o desespero por uma noite límpida de observação astronómica...
O "risco" na imagem foi produzido pela passagem de um satélite.
domingo, março 14, 2010
Actividade solar em alta
Pela primeira vez neste ciclo, o Sol continua a mostrar uma grande actividade de forma contínua. Assim, a Região Activa 1054 que recentemente surgiu no limbo leste do Sol, continua a crescer, tendo passado para uma tipologia magnética alfa-beta com uma complexidade inerente aos grupos Eki.Esperam-se nas próximas horas pequenas fulgurações da classe M e talvez da classe C.
Boa oportunidade para fazer observações mostrando o que são as manchas solares e os fenómenos que estão na sua origem e desenvolvimento.
A imagem foi obtida dia 14 deste mês pelas 14:00 horas locais, na Fajã de Baixo, Ponta Delgada, com um ETX90 e uma SPC90NC.
sexta-feira, março 12, 2010
O OASA no Faial
O Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA), vais estar na ilha do Faial a convite da Escola Secundária Manuel de Arriaga,entre 15 e 19 de Março.
Esta deslocação é a primeira de muitas outras que se irão estender por todo o arquipélago em consonância com o projecto "O OASA na órbita dos Açores".
Estão previstas sessões do planetário e observações nocturnas de Marte e Saturno.
Siga estes acontecimentos no site do OASA.
Sessão de encerramento do AIA2009
PORTUGAL DESPEDE-SE DO MAIOR EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE SEMPRE
Envolveu milhões de pessoas em 148 países e foi coordenado por um português: o Ano Internacional da Astronomia vai despedir-se de Portugal com um dia de celebrações na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Foi o maior evento de divulgação científica de sempre, envolvendo a participação de milhões de pessoas em centena e meia de países. O Ano Internacional da Astronomia vai terminar em Portugal com um dia de comemorações na Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão de encerramento terá lugar no dia 17 de Março, a partir das 17h30.
quarta-feira, março 03, 2010
A ESA e os Açores
Boletim da ESA:
O Boletim da ESA de Agosto de 2008, disponível online, traz um artigo sobre a estação de tracking de Santa Maria, Açores. Podem lê-lo aqui.
Açores na Associação NEREUS:
O governo Açoriano esteve representado na apresentação da Associação NEREUS – Rede das Regiões da Europa Utilizadoras de Tecnologia Espacial, no Parlamento Europeu, em Dezembro de 2009.
A região dos Açores, membro da direcção da Associação, é a única do País a fazer parte da NEREUS e também a única a acolher uma estação da ESA (European Space Agency), instalada pela empresa portuguesa Edisoft na Ilha de Santa Maria.
Na reunião foi ainda discutido o projecto de relatório GMES, iniciativa europeia de observação da Terra.
O executivo açoriano, liderado por Carlos César, tem feito uma forte aposta no sector espacial, com a Estação de Rastreio de Satélites de Santa Maria a colocar a região na linha da frente da tecnologia espacial.
O Espaço esteve em foco nas conferências realizadas no âmbito da “Mostra Açores: Inovação, Empreendedorismo e Criatividade”, onde se destacou também a necessidade fundamental de transferência de conhecimento entre a Universidade e as empresas. Destaque para a intervenção de Teresa Cardoso, da Edisoft, que abordou a área espacial, em particular, a operacionalidade da estação da ESA em Santa Maria, o projecto de navegação por satélite europeu Galileo e o projecto NEREUS.
In "AstroPT"
segunda-feira, março 01, 2010
Temporal no Grupo Oriental
Subscrever:
Mensagens (Atom)