domingo, março 31, 2013

Nova mancha solar: evolução

A RA1711 acaba de rodar no limbo solar SE com uma configuração magnética e rodeada de fáculas que prometem alguns desenvolvimentos interessantes. A estar atento...
 
 

terça-feira, março 26, 2013

Finalmente o L4 Panstarrs



26 de março: um fim de tarde de grande ventania depois de uma chuvada intensa com a Lua Cheia. Éis que o horizonte Oeste e NW limpou mostrando o cometa C/2011 L4 Panstarrs.
Com uma lente 300mm e a Canon 350D montada num tripé ao qual nos agarrámos para diminuir a vibração causada pela ventania tempestuosa que se fazia sentir, fizemos algumas fotografias com a duração de 3 a 8 segundos.
A visibilidade a olho-nu do cometa era coisa do passado e com binóculos era já também dificil situá-lo. Só com algumas exposições de 4 a 5 segundos conseguimos centrá-lo no cmos da máquina.
Aqui ficam dois registos obtidos em situações diferentes.


quinta-feira, março 14, 2013

Alunos da Escola Secundária Antero de Quental descobrem Asteróide



Um grupo de alunos da Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ), de Ponta Delgada, descobriu dois objetos celestes, no âmbito do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), que tem como objetivo detetar a presença de asteroides em imagens do Espaço obtidas por telescópios.
Um dos objetos foi já confirmado pelo Minor Planet Center como o asteroide 2013 EZ7. A outra descoberta encontra-se em fase de confirmação.
A equipa e o seu coordenador, astrónomo amador entusiasta, professor José Rebuge, estão de parabéns e vem provar que a Astronomia é acessivel a todos  e que todos podem dar colaborações inestimáveis. A Astronomia é a primeira ciência a utilizar o crowdsourcing na investigação tornando-se assim a mais democrática e participativa.



sábado, março 09, 2013

Primeiros testes

Iniciámos ontem da 8 de março os primeiros testes á montagem equatorial robótica Paramount MX que irá suportar um tubo ótico C14 Edge ED da Celestron com um Hyperstar f/1.9 no Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA). Até agora tudo a funcionar.