Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
sábado, maio 25, 2013
Um cometa na noite de Lua Cheia e do eclipse penumbral da Lua
Na noite de 24 de maio e em vésperas do eclipse penumbral da Lua estivemos com o cometa L4 Panstarrs que percorria o seu trajeto a alguns graus da estrela polar. As imagens resultantes da integração de 36x60s, obtidas com uma Canon 350D modificada e a 1600iso em foco primário num C8, mostram a posição oposta das caudas iónica e de poeiras do cometa. As imagens foram tratadas com o software Íris e sujeitas a pré-tratamento com os respetivos masters flat, dark e offset assim como subtraídos os "hot pixeís" (com o comando cosme). O Photoshop deu apenas uns retoques finais nos gradientes e na subtração de ruído.
sexta-feira, maio 17, 2013
terça-feira, maio 14, 2013
O 2º pico do máximo solar
Aí está o 2º pico de atividade solar deste 24º ciclo com a produção de 3 fulgurações da classe X pela RA 1748 que está a rodar no limbo solar NE. Como já havíamos antecipado no dia 29 de abril, pelo conjunto caraterístico de manchas solares tipo delta que haviam surgido com fenómenos classe C e M consecutivos, o topo de atividade solar deixou de apresentar uma curva "flat". Em todo o caso nos próximos tempos deveremos voltar á baixa atividade caraterística deste 24º ciclo solar.
Por pouco o nosso planeta não será apanhado por esta gigantesca EMC
Imagem da RA1748 junto ao limbo solar com uma configuração Eki. Imagem obtida com um ETX90mm f/10 e SPC900nc. Interessanter ter verificado que na banda do cidadão (CB) nos 40 canais, dos 26.965 aos 27.405 Mhz, ouvia-se imensa gente a falar de longas distâncias (Russia, Itália, Espanha, EUA ...) com uma nitidez pouco usual, significando que a ionosfera estava a ser comprimida e fotoionizada (Dellinger effect).
AOR-3000, CB e TCS-8 Collins em monitorização de frequências
domingo, maio 12, 2013
terça-feira, maio 07, 2013
O cometa L4 Panstarrs
Uma "aberta" de duas hoas permitiu "apanhar" o cometa C/2011 L4 Panstarrs entre as constelações da Cassiopeia e do Cefeu em condições de muita turbulência e poluição luminosa agravado pelo fato da extinção atmosférica ser também muita elevada. Em todo o caso fizemos 20 imagens de 30 segundos com a Canon 350D modificada e um Celestron de 203mm a f/10, que adicionadas mostarvam o cometa com as suas duas caudas: a de poeiras mais densa e luminosa e a chamada anti-cauda ou cauda iónica oposta á direção do vento solar e que se tornaram mais evidentes pela aplicação de um gradiente rotacional.
segunda-feira, maio 06, 2013
Uma hiper Região Ativa
A RA 1374 tem evoluído com muito estabilidade mas apresenta sintomas de quem vai nos próximos tempos produzir uma fulguração que a verificar-se será ainda direcionada para o nosso planeta. Apresenta-se como uma Eki com o grupo de manchas solares liderantes muito ativo magnéticamente e fragmentando a penumbra envolvente a leste com multiplas ascenções de plasma multipolar que provocam uma esteira de pequenas manchas solares entre as duas polaridades dominantes. Neste momento tem um tamanho global equivalente a mais de uma dúzia de Terras.
É uma digna representante deste segundo pico do máximo solar neste 24º ciclo tão atípico.
É uma digna representante deste segundo pico do máximo solar neste 24º ciclo tão atípico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)