O hemisfério sul solar apresentava-se hoje com 5 grupos de manchas solares um dos quais constituído pela região ativa 1775 que se mostrava magneticamente muito complexo (classe delta) podendo nos próximos dias provocar algumas fulgurações com ejeção de massa coronal diretamente direcionada para o nosso planeta.
Outra região também complexa (classe beta) surgiu a nordeste prometendo ter novos desenvolvimentos.
Toda esta atividade está a mostrar que este 24º Ciclo Solar irá ter dois picos de atividade bastante distintos apresentando uma forma de "plateau" muito baixo.
Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
segunda-feira, junho 17, 2013
sábado, junho 15, 2013
Uma Supernova na NGC4414
Uma estrela com mais de 8 massas solares na galáxia espiral NGC4414, situada na constelação da Cabeleira de Berenices, chegou ao fim de vida numa explosão milhões de vêzes mais brilhante do que o nosso Sol e depois de ter libertado para o espaço envolvente as suas camadas exteriores de hidrogénio.
Esta Supernova do tipo IIb, foi descoberta no dia 7 de junho por uma equipa de 4 astrónomos amadores italianos do Projeto Italiano de Pesquisa de Supernovas. A imagem aqui presente foi obtida na noite de 14 de junho entre as 22:00 e as 23:00 horas locais, em Ponta Delgada, com um Celestron de 203mm de diâmetro a f/10 e em foco direto com uma Canon 350D modificada a 1600iso. É o resultado de 600 segundos de exposição.
O cometa L4 Panstarrs está de partida.
Esta imagem é o resultado da integração de 22 x 60 segundos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)