Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
terça-feira, julho 23, 2019
quinta-feira, julho 18, 2019
Sessão de 17 de julho 2019
Aproveitando a noite de 17 de julho, apesar da Lua Cheia estar presente depois de nos ter agraciado com um Eclipse Parcial no dia anterior, explorámos a área do céu a nordeste evitando a poluição luminosa mas antevendo contudo problemas com o efeito de extinção luminosa pelo facto de todos os objectos astronómicos visados se situarem perto do horizonte.
Utilizámos o nosso "setup" com controlo à distância pelo RPi (Stellar Mate) com exposições feitas com o Takahashi refractor 102FS a f/8 e um ZWO ASI294MC Pro a -10ºC, com ganho a 200 e exposições variando entre os 30 e os 120 segundos.
A autoguiagem foi feita com outra ZWO ASI224MC em off-axis-guide e utilizando Astrometria (plate and solve).
O processamento das imagens foi conduzido pelo Astro Pixel Processor sem utilização de masters darks, flats ou offsets.
Cluster Duplo de Perseu
IC1805, zona central da Nebulosa do Coração
M31 ou Galáxia de Andrómeda com uma das suas companheiras
domingo, julho 14, 2019
Sessão de 13 julho 2019 com Bortle 9-10!
Uma sessão de astronomia da noite de 13 de julho, virada a sul em condições de elevada poluição luminosa (Bortle 9 a 10): Lua em Quarto Crescente no quadrante da objetiva, iluminação pública de sódio lateral à janela do interior da casa e a poluição luminosa cada vez maior da própria cidade de Ponta Delgada.
A acrescentar problemas de guiagem com uma ZWO ASI224MC em Off-Axis-Guide (OAG) devido à constante passagem de nuvens no horizonte sul.
Software de processamento milagroso: Astro Pixel Processor sem qualquer pré-processamento com Masters Darks, Flats e Bias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)