Novo 'Observatório de Ribeira Grande' no concelho de Fronteira, Alto Alentejo.
Trata-se do maior observatório amador público que entrará em funcionamento no final de 2006.
Com o grande objectivo de promover a astronomia e actividades relacionadas numa região privilegiada pela qualidade de céu nocturno.
O observatório irá incluir diverso equipamento do qual se destaca:
- Montagem Paramount ME da Software Bisque
- Celestron C14 OTA
- Câmaras SBIG, Espectrografo, óptica adaptativa etc..
O sítio para além de ter uma qualidade inexcedível de céu nocturno possui uma paisagem soberba.No sopé do monte passa o rio, local onde se pode tomar banho ou nadar, e que possui actividades como um 'campo' de pólo aquático.
Dispõe ainda de um restaurante que pode fornecer refeições e todo o apoio logístico aos visitantes.Não está visível nas fotografias mas existe mais abaixo do observatório piscinas públicas.
Um local ideal para uma festa de Astronomia, com todo o apoio necessário nas imediações.
A estrutura da obra foi desenhada em colaboração com o CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto) e Câmara Municipal de Fronteira.
Os dados estão lançados, o material é de excelente qualidade, os tubos ópticos são de grande abertura, as câmaras digitais são extremamente sensíveis, o local do observatório para além de ser privilegiado pela qualidade de céu nocturno possui uma paisagem soberba, todos os condimentos estão reunidos para que o observatório de Ribeira Grande - Fronteira seja um sucesso.
Aqui nos Açores, o projecto OASA – Observatório Astronómico de Santana, continua com as portas fechadas ao público depois de ter sofrido uma péssima gestão pela sua última direcção (presidida por João Cabral), que o levou á falência. Outros dizem ser um projecto “megalómano” como se promover a divulgação da ciência (neste caso astronomia) junto a milhares de pessoas, alunos das escolas e desenvolver projectos científicos, como o fizemos anteriormente, constituísse um mal. Opções clubistícas de quem usa palas nos olhos!!
Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
quinta-feira, julho 20, 2006
Mais um bom exemplo amador
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Excellent, love it! » » »
Enviar um comentário