terça-feira, setembro 23, 2008

Problemas com o Sol ?



A NASA promove hoje pelas 12:30 EDT, uma teleconferência de imprensa sobre os dados mais relevantes da missão conjunta NASA-ESA Ulisses.
O 24º Ciclo Solar iniciou-se com uma actividade muito baixa, mais baixa que o normal. Contudo quão anormal é esta actividade, não o sabemos ao certo porque só agora, com mais enfase desde os fins do século passado, se iniciaram os estudos em pormenor da actividade global do Sol.
Apesar de tudo, hoje, por acaso,registou-se o aparecimento de um pequeno conjunto de manchas solares da classe BXI e que continuam a revelar uma polaridade inversa às do anterior ciclo, confirmando mais uma vez que entrámos definitivamente num novo ciclo. Apesar de tudo alguns apostam que o numero de manchas solares será cada vez menor, podendo levar a uma nova pequena idade do gelo - como no Maunder Minimum, que aconteceu entre 1645 e 1715. Num dos meus trabalhos sobre o Sol, nomeadamente aquele que levou à publicação de um CD-Rom sobre o 23º Ciclo Solar, apontava para essa hipótese, face à existência de muitas anormalidades nesse ciclo, e transmiti essa ideia em muitas palestras realizadas na altura. A ver vamos!
Vejam aqui um pouco deste assunto.

Sem comentários: