quarta-feira, janeiro 28, 2009

Cantata às Estrelas na Ribeira Grande e o AIA2009

O tradicional Cantar às Estrelas, que decorre na Ribeira Grande no dia 31 de Janeiro, sábado, vai contar este ano com 28 grupos de cantares do concelho da Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Lagoa, reunindo mais de 1100 pessoas.
O desfile do Cantar às Estrelas sairá por volta das 20h00, junto ao Centro de Saúde da Ribeira Grande, percorrendo a Rua Direita, onde os grupos, oriundos de várias freguesias do concelho da Ribeira Grande, de Vila Franca do Campo e Lagoa, vão cantando e parando de porta em porta.

A Biblioteca Municipal da Ribeira Grande e, inserido no seu plano de actividades, promove quarta-feira, dia 28, uma viagem ao Mundo das Estrelas.
A partir das 10h00 haverá um atelier dedicado aos mais pequenos, que envolve a exploração dos livros e da Internet, desenhos, um conto e a produção de estrelas em origem.

Esta actividade tem por objectivo transportar os leitores para o mundo das estrelas nas suas diversas simbologias, aliando o facto de 2009 ser o Ano Internacional da Astronomia à celebração do Cantar às Estrelas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não exactamente para comentar esta boa noticia, mas para fazer uma chamada de atenção.
Neste ano internacional da Astronomia, foi com alguma surpresa que tomei conhecimento de que mais um astrónomo amador foi impedido de entrar para um grupo de astrónomos, neste caso em Coimbra.
Não por se portar mal, ser agressivo ou cheirar mal, mas por ser demasiado participativo durante um curso dado por um outro astrónomo amador do qual se tornou amigo. Sem terem noção dos seus conhecimentos, ou do que este elemento é capaz, tomaram a decisão de não o aceitarem como membro por pura descriminação.
Pelo que me foi dito, levou cerca de um ano a saber das verdadeiras razões, mas acabou por as descobrir e apesar de ter elementos conhecidos e alguns amigos dentro do grupo, ou associação, como lhe querem chamar, acabou por ser descartado sem nunca dar mostras do seu conhecimento, sem se poder defender ou ter quem o defenda.
Lanço o alerta para este tipo de situações que não é a primeira vez que ocorre no nosso pais. Talvez seja por causa destas descriminações que a astronomia em Portugal anda no estado em que anda.
Tenho consciência de que se filtrar quem entra para estes grupo, mas sem serem devidamente apreciados, não se deve julgar os outros. Talvez seja por isso que a maioria de nós astrónomos estamos sozinhos ou apenas ligados às associações mais importantes.
Esta é a minha opinião. Gostaria de ler a vossa. Deixem comentários. Pronunciam-se em favor da astronomia para todos e para que estes elementos avaliem como deve ser este candidato. Eu conheço-o e sei do que ele é capaz. Dêem uma hipótese ao rapaz. Já agora, o grupo, ou associação são os Alpha Centauri. Mandem-lhes também a vossa opinião em relação ao acontecido. Mostrem-lhe que podem estar errados ao agir assim.

Jostitus