Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
segunda-feira, março 09, 2009
Novas observações astronómicas
Apesar de muita poluição luminosa (iluminam-se os céus e não o chão) sinónimo de gastos acrescidos para a bolsa do consumidor e atentado ambiental para estas pequenas ilhas, agora é a poluição com dioxinas, gotículas de óleo e fumos das chaminés dos geradores da EDA no Caldeirão que atravessam a ilha de uma ponta á outra e são produzidos 24/24 horas.
Os ambientalistas preocupam-se com os milhafres e cagarros mas ainda não ouvi uma voz sobre o problema que está na base: a poluição luminosa desbragada. Mais grave são ainda as fontes de dioxinas lançadas pela EDA continuamente para a atmosfera.
Está na hora de produzir legislação que limite e controle estes abusos. Assistimos á morte lenta de todo um ecosistema e depois gritam que os recursos hidricos estão a falhar! E a saúde da população ??
Na imagem da Nebulosa da Roseta é perfeitamente visível o rasto (canto inferior esquerdo) deixado pelos fumos da EDA e que passavam literalmente da costa norte para a costa sul.
Aqui fica o alerta.
Mais algumas imagens aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário