NGC 281 é também conhecida como a Nebulosa do Pacman devido à sua
semelhança com esta personagem e constitui na constelação da Cassiopeia, uma
vasta região de hidrogénio molecular ionizado pela radiação ultravioleta das
estrela azuis que ali nascem continuamente e por Glóbulos de Bok, poeira escura
de óxidos de carbono, silíca, hélio e hidrogénio molecular.
Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
segunda-feira, setembro 29, 2014
sábado, setembro 27, 2014
Duas noites com os astros
As noites de 25 e 26 de setembro foram propiciadoras á realização de algumas observações das quais deixamos algumas imagens.
Outra Supernova fez a sua aparição na galáxia longínqua UGC 2855, na constelação da Girafa. Do tipo Ia devido á explosão de uma Anã Branca que num sistema binário "canibalizou" a sua companheira estelar.
Outra Supernova fez a sua aparição na galáxia longínqua UGC 2855, na constelação da Girafa. Do tipo Ia devido á explosão de uma Anã Branca que num sistema binário "canibalizou" a sua companheira estelar.
Entretanto o cometa C/2014 E2 Jacques foi apanhado nesta imagem de 120 segundos apenas e que mostra curiosamente a passagem de um satélite artificial.
Na constelação do Pégaso a 46 milhões de anos-luz, apontámos para a NGC 7331 que faz parte do Grupo de galáxias Deer Lick, mesmo ao lado do célebre Quinteto de Stephan, que uma noite destas visitaremos.
Por cima das nossas cabeças, circulava a maior nebulosa planetária, conhecida por Messier 27 ou Nebulosa do Haltere, cobre metade do diâmetro aparente de uma Lua Cheia e está a 1200 anos-luz na constelação da Raposa.
Outra Nebulosa mas de caraterísticas muito diferentes sendo uma autêntica bolha de gás em expansão, é a NGC 7635 ou Nebulosa da Bolha, situada na constelação da Cassiopeia a cerca de 7100 a-l. A nuvem de gás brilha á custa da pressão do vento estelar (2000 km por segundo), da estrela que se encontra no seu centro e que é 40X mais massiva que o Sol. Esta bolha tem cerca de 6 anos-luz.
Aproveitando a nossa presença na Cassiopeia fizemos uma visita a um grande região nebular conhecida como a Nebulosa do Coração e de que faz parte a IC 1795 como nebulosa de emissão. É uma região situada a 6000 a-l e de intensa produção estelar a partir das vastas nuvens de hidrogénio.
Tendo visto a Nebulosa do Haltere, teríamos que ver a sua versão mais pequena, a Messier 76 ou Nebulosa Planetária da Rolha (Cork), expandindo-se apenas a 46 km por segundo e situada na constelação de Perseu a 10.000 anos-luz.
Finalmente demos uma vista de olhos pela região da IC 59 e da IC 63. Esta última é uma nebulosa mista de reflexão e emissão localizada a 600 a-l na Cassiopeia e que tem como vizinha (a 3-4 a-l) a brilhante estrela Gamma Cassiopeia que a faz brilhar com a sua intensa radiação.
terça-feira, setembro 23, 2014
A atividade solar
Outro grupo cingia-se a uma simples Hrx (RA 2173).
Em todo o caso, qualquer delas nas suas dimensões excediam as do nosso planeta.
domingo, setembro 21, 2014
O Jacques e a SNdx na muito ativa NGC337
A Supernova C/2014cx foi descoberta em 2 setembro deste ano por Koichi Itagaki. É do tipo II e apresenta-se de momento com uma magnitude em torno dos 14,3. A NGC 337 é uma galáxia
espiral barrada (SBcd) localizada na direcção da constelação da Baleia e constitui
uma fonte de produção massiva de novas estrelas. Recentemente foram descobertos
8 objetos ultraluminosos emissores de raios X e anteriormente a esta descoberta
outra Supernova do tipo IIP, a SN 2011DQ havia explodido nesta galáxia muito
ativa tendo sido observada em 15 maio de 2011 pelo Observatório Sul Africano
Klein Karoo.
C/2014 E2 (Jacques),
provisóriamente designado por S002692, é um cometa de período longo descoberto
pelos astrónomos brasileiros do Observatório SONEAR, nomeadamente Cristóvão Jacques
Lage de Faria, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros na noite de 13 março
deste ano.
Neste momento o brilho deste
cometa, que foi visível com binóculos, está a enfraquecer atingindo agora os
11,5.
sábado, setembro 06, 2014
segunda-feira, setembro 01, 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)