Um olhar telescópico da Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, sobre os fenómenos astronómicos que acontecem no Universo mais próximo.
terça-feira, junho 02, 2020
IC 5070 ou Nebulosa do Pelicano
Esta imagem da Nebulosa do Pelicano cobre uma extensão aproximada de 25 anos luz, centro de formação estelar onde a estrela azul define o olho do pelicano enquanto a zona brilhante e encurvada o seu pescoço (é preciso alguma imaginação! Será mais fácil a visualização se rodar a imagem 90 graus à direita)).
Esta nebulosa de emissão, situada na constelação do Cisne está à módica distância de 2000 anos luz do nosso sistema solar. O filtro utilizado (Optolong L-eNhance de 2") põe em evidência as regiões alaranjadas de hidrogénio ionizado (HII) bem como as àreas escuras de poeira interestelar, deixando as estrelas com a sua emissão característica.
Imagem resultado da integração de 3600 segundos em 25 de Maio de 2020 em Fajã de Baixo, ilha de São Miguel
Mosaico da Nebulosa do Pelicano mostrando duas visões diferentes da emissão HII. A imagem da esquerda é o resultado da integração de 5400 segundos de exposições feitas em duas sessões usando os filtros CLS e Optolong L-eNhance, respectivamente em 2019 e 2020, e processadas com o Astro Pixel Processor e o Star Tools, enquanto a imagem da direita corresponde apenas a uma sessão, a de 2020, com o filtro Optolong L-eNhance e processada pelo Astro Pixel Processor.
Reparar na coluna de hidrogénio frio onde existe o objecto Herbig-Haro 555 (HH 555) projectando dois jactos laterais em sentidos opostos alinhados com o sentido de rotação da estrela que estará em formação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário