quinta-feira, março 23, 2006

ainda a Actividade Solar


No dia 23 de Março, a região activa 10862 rodava na faixa equatorial, como é próprio desta fase do fim 23º e vésperas do início do 24º ciclo solar, aproximando-se do limbo oeste. Apresentava na luz visível uma complexidade bipolar do tipo Bxi rodeada por uma vasta área de fáculas muito brilhantes, como mostra a imagem. As imagens em H-alfa (a "luz" da 1ª linha de emissão do Hidrogénio) mostram também a actividade magnética muito desenvolta e com probabilidades de fazer surgir um "flare" da classe M.
Entretanto outra região activa surgia a norte e também perto já do limbo solar oeste, do mesmo modo da classe Bxi mas de menores dimensões e sem grande actividade magnética.Foi classificada como 10863.
Fora isto, apenas eram visíveis dois grandes Filamentos no disco solar. Assim, pela primeira vez em mais de 2 mêses, a actividade solar ganha algum enfase.
Veja os pormenores fazendo o zoom do mosaico das imagens obtidas.
O dia 29 aproxima-se e com ele o Eclipse Solar Total (para a Africa e Turquia) mas Parcial para nós (apenas aproximadamente 20% do disco solar será escondido pela Lua para S. Miguel e Sta. Maria). Esperemos que o anti ciclone colabore!! Consulte a página oficial da NASA em http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse.

Sem comentários: