quinta-feira, julho 24, 2008

Memórias 3

Nos tempos que correm tornou-se corriqueiro falar em tecnologia CCD e agora mais recentemente na tecnologia CMOS, com o aparecimento em massa de aparelhos de fotografia digital e câmaras vídeo. O grande público, o povo, passou a ter acesso a estas tecnologias a baixos preços de mercado ou a crédito (bem ou mal parado!), não fosse o século XX considerado o “Século do Povo”, em especial para o nosso país que em 25 de Abril de 1974 saía da idade média.
CCD sendo o acrónimo de Charge-Coupled Device é de forma muito resumida um fotodetector que converte luz em cargas eléctricas, tendo sido inventado em 1969 por Willard Boyle e George E. Smith dos Laboratórios Bell da AT&T. Na base deste fenómeno encontra-se o conhecido Efeito Fotoeléctrico, explicado em 1905 por Einstein, no qual os electrões são emitidos por uma placa de metal depois da absorção de energia com determinado comprimento de onda produzida por radiação electromagnética, tal como luz visível ou raios X. Este fenómeno veio comprovar a teoria dos Quanta em que a radiação electromagnética é tratada como “pacotes” de energia e não como “onda” (e=hν).
Desde tenra idade que me dedicava a leituras de índole científica, e tudo o que fosse relacionado com Física Nuclear e quântica era integralmente “devorado”. Difícil era encontrar bibliografia sobre estes assuntos. Minha Bisavó dava-me uma semanada de 10$00 que adicionada a outra semanada de meus pais em igual valor, permitia-me ir ao cinema aos sábados e comprar a literatura que no mercado livreiro ia aparecendo esporadicamente. A divulgação científica destes assuntos era esparsa e pouco consistente e dependia quase integralmente de autores estrangeiros que eram traduzidos (bem ou mal!). Aos poucos descobri que as Bibliotecas itinerantes da Gulbenkian e a Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo possuíam muitos trabalhos. Apesar da minha dificuldade em compreender determinados assuntos, nada me fazia esmorecer o entusiasmo.
O impacto destas leituras, como é lógico, faziam-me sonhar com a concepção de aparelhómetros. Ainda por cima, sendo meu pai detentor de uma oficina de electrónica e de rádio, tudo era mais fácil. Vários foram os aparelhos concebidos e executados por mim ao longo dos finais dos anos sessenta. Poderei referir um Espintariscópio, um Electroscópio de folhas de alumínio a vácuo produzido por uma corrente de água e uma Câmara de Nevoeiro para detecção de partículas alfa e de Raios Cósmicos.



O Espintariscópio, deu-me um certo gozo fazê-lo: uma simples caixa de chumbo (o contributo da canalização em chumbo da minha casa, devidamente derretida!) com resíduos radioactivos (pintura luminosa de vários relógios de pulso !!) e uma ocular feita com lentes de máquina fotográfica, permitiam-me ver o resultado do choque das partículas alfa com as moléculas do ar, produzindo cintilações, ou numa pequena placa de sulfureto de zinco, quando excitava os resíduos radioactivos com uma forte luz branca. Hoje em dia é um brinquedo educativo que muitos centros Ciência Viva utilizam.

O Electroscópio, usando uma campânula de vidro onde fazia um vácuo muito relativo, sustinha na vertical duas folhas de alumínio muito finas. As partículas alfa interagiam fortemente com o meio material das folhas de alumínio sendo facilmente absorvidas. É sabido que a interacção das partículas alfa (núcleos de hélio) com o meio faz-se essencialmente através de colisões com os electrões atómicos. Isto fazia deslocar as folhas mostrando a existência de fortes cargas eléctricas (Curva de Bragg). Uma das fontes radioactivas utilizadas por mim, era um pequeno frasco que continha 30 gramas de Nitrato de Urânio (UO2(NO3)2.6H2O). Esteve na minha posse até 1984, data em que o doei à Universidade dos Açores, por receio de poder a vir afectar o meu filho, João Pedro que entretanto havia nascido. Este frasco havia sido descoberto numa prateleira de uma farmácia da Praia da Vitória e destinava-se, ao que parece, a tratamentos “homeopáticos” !!.
Outra fonte radioactiva utilizada era uma placa metálica extraída de uma válvula gigantesca arrefecida a água e utilizado pelos grandes receptores das comunicações americanas. Nesse tempo, bastava ir a um sucateiro para ser possível encontrar materiais deste tipo e ainda outros de maior perigosidade para a saúde pública e ambiente.
Uma das experiências que gostava de fazer era irradiar uma placa fotográfica e depois revelá-la para mostrar a impressão deixada por estes materiais. Outra era irradiar pequenos insectos ou coleópteros para os ver morrer de um dia para o outro. Hoje não repetiria estas experiências !!

A Câmara de Nevoeiro era de uma concepção extremamente simples e com ela conseguia visualizar os efeitos da radiação ionizante na formação de pequenos traços deixados pelas gotículas de água.

Mas, um dos meus sonhos era poder utilizar o efeito fotoeléctrico para captar pequeníssimas quantidades de luz, quase fotão a fotão, para produzir imagens electrónicas (hoje em dia dizem-se digitais) de objectos situados na imensidão profunda do espaço. Nunca cheguei a concretizar este sonho e só há bem poucos anos consegui amealhar alguns cobres que me permitiram adquirir no Canadá (Eftonscience) um câmara ccd não arrefecida, conhecida como CWIPS e com a qual fiz a minha introdução na astrofotografia.



Marte em 18 de Março de 1997 com a ccd CWIP-S, ETX90 e barlow 2x

Hoje em dia possuo algumas câmaras ccd e outras com tecnologia CMOS, com as quais faço as minhas fotografias astronómicas sendo possível captar objectos de magnitude próxima de 18, facilmente detectando Supernovas ou pormenores de galáxias longínquas.

Um sonho que se tornou realidade.



Neste tempo, não falhava o Star Treck na TV Americana Lages Field Azores.
Só muitos anos mais tarde consegui um Celestron 8” f/10. De sonho em sonho aprendi a não desistir e a lutar.

Sem comentários: