sábado, abril 11, 2009

Construção de Planetário no OASA

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) vai avançar com a construção de um novo edifício anexo ao Observatório Astronómico de Santana, no concelho da Ribeira Grande.

No Dia Internacional da Astronomia, o secretário José Contente referiu que o projecto, no valor de 35 mil euros, visa a implantação de um equipamento fixo para complementar o actual planetário móvel que tem percorrido as nove ilhas.

Este projecto já constava dos nossos planos para o recinto do OASA e foi apresentado á então DRCT (ao tempo de Henrique Schanderl). Previa a construção de um edificio com uma "dome" que seria fornecida pela empresa francesa de Jean Sage. Este morreria mêses mais tarde num acidente rodoviário em França. Também foi a INACO de Jean Sage a entregar-nos a cupula para o observatório. O terreno seria o confinante a sul com o edificio "roll-off" que deveria ser adquirido para o efeito.

José Contente acrescentou que o Executivo vai adquirir mais três telescópios, um investimento de 10 mil euros.Esperamos que um desses telescópios tenha uma relação focal muito baixa e uma abertura razoável (200 a 300 mm) e seja suportado por uma montagem ASA.

O projecto para o Observatório de Santana previa ainda arranjos exteriores para permitir observação nocturna,de modo a bloquear a poluição luminosa em redor do recinto, além da colocação de relógios de sol e uma miniatura do sistema solar.

1 comentário:

Anónimo disse...

a excelência a um baixo custo!!