quarta-feira, novembro 18, 2009

Declarações do Secretário Regional José Contente


José Contente proferiu um conjunto de declarações relativas ao estado da região na área das ciências e a Astronomia. Em relação ao Observatório Astronómico de Santana - OASA,o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos afirma que esta infra-estrutura “constitui um pólo em que se pode estudar questões do âmbito da astronomia mais tradicional”.

Para este observatório estão anunciados novos investimentos, através da aquisição de um novo telescópio e de um novo planetário fixo.
Afirmou: “Esta infra-estrutura tem apoiado sobretudo as actividades dos astrónomos amadores e permitido um contacto mais estreito com as instituições escolares de S. Miguel”.
No que diz respeito aos investimentos na área da astronomia nos Açores, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos afirma que “a astronomia, vocábulo derivado do grego, etimologicamente significa ‘lei dos astros’ e, como se sabe, é uma Ciência que hoje toma uma nova projecção com a associação às questões do espaço, para além do tradicional estudo das posições relativas, dos movimentos, da estrtutura e evolução dos astros”. Por isso, acrescenta, “hoje a astronomia espacial, que integra os sistemas espaciais, utiliza balões estratosféricos, foguetões, satélites e sondas automáticas. Ora, nos Açores, a Estação da ESA em Santa Maria e a estação ligada à Climatologia na Graciosa, são projectos em que se dilui o conceito clássico de astronomia”.

No que diz respeito ao avanço tecnológico regional fez questão em referir que “a agricultura e o turismo podem e devem ser complementados com a sociedade do conhecimento e das novas tecnologias num processo em que as sinergias resultantes da ligação destes três pilares possam melhorar a nossa qualidade de vida, acompanhar o mundo desenvolvido e rentabilizar os nossos recursos”.

Sem comentários: