quarta-feira, janeiro 20, 2010

Um "ovni" em Ponta Delgada


Recebemos uma imagem realizada por Sancho Medeiros e obtida com uma Nikon no dia 17 de Janeiro de 2010 em que o tema era a Avenida Marginal de Ponta Delgada. Para grande espanto surgia na imagem, logo ao lado da Lua em quarto Crescente, um outro objecto de coloração esverdeada (cianogénica) cuja configuração se assemelhava aos tradicionias "ovnis" ou a um cometa de luminosidade muito intensa.
Não se verificando o segundo caso, resolvemos investigar mais de perto a imagem.
Ao lado do dito "objecto" acabámos por descobrir um outro de menor luminosidade e mais nebuloso sob a forma de um disco e que em conjunto com o primeiro formavam um alinhamento perfeito com dois focos luminosos situados no muro da avenida. Medimos a distância em pixels e verificámos ser igual (373 pixels) e terem um angulo identico de 11,13º.Ver a imagem ampliada.
Deveria ser então um reflexo no interior da objectiva da Nikon! Investigadas mais em pormenor os dois objectos, verificámos que a sua "emissão" esverdeada poderia ser devido á decomposição da luz dos focos, e o seu espectro estar a ser limitado pelo uso de um filtro UV aplicado na objectiva, que estaria a selecionar a porção do espectro característica de uma emissão de luz de alta pressão de mercúrio.
A confirmar esta suspeita apresentamos uma imagem do espectro da emissão de mercúrio obtida pela face de um ccd transparente ao qual foi retirada a cobertura.

Em conclusão: aquilo que á primeira vista parecia ser um "ovni" ou um objecto real não passava de um reflexo interno na objectiva de uma máquina com filtro UV.

Muitos casos de ovnis foram assim construídos.

De parabéns está o fotógrafo pelo bonito enquadramento conseguido

2 comentários:

reptiliano disse...

ha ovnis construidos...mas tambem há os verdadeiros...generalizar...é muito facil

Anónimo disse...

Pois claro que os há, não identificados...até serem ovis ... identificados!!