quarta-feira, março 03, 2010

A ESA e os Açores


Boletim da ESA:
O Boletim da ESA de Agosto de 2008, disponível online, traz um artigo sobre a estação de tracking de Santa Maria, Açores. Podem lê-lo aqui.


Açores na Associação NEREUS:
O governo Açoriano esteve representado na apresentação da Associação NEREUS – Rede das Regiões da Europa Utilizadoras de Tecnologia Espacial, no Parlamento Europeu, em Dezembro de 2009.
A região dos Açores, membro da direcção da Associação, é a única do País a fazer parte da NEREUS e também a única a acolher uma estação da ESA (European Space Agency), instalada pela empresa portuguesa Edisoft na Ilha de Santa Maria.
Na reunião foi ainda discutido o projecto de relatório GMES, iniciativa europeia de observação da Terra.
O executivo açoriano, liderado por Carlos César, tem feito uma forte aposta no sector espacial, com a Estação de Rastreio de Satélites de Santa Maria a colocar a região na linha da frente da tecnologia espacial.
O Espaço esteve em foco nas conferências realizadas no âmbito da “Mostra Açores: Inovação, Empreendedorismo e Criatividade”, onde se destacou também a necessidade fundamental de transferência de conhecimento entre a Universidade e as empresas. Destaque para a intervenção de Teresa Cardoso, da Edisoft, que abordou a área espacial, em particular, a operacionalidade da estação da ESA em Santa Maria, o projecto de navegação por satélite europeu Galileo e o projecto NEREUS.

In "AstroPT"

Sem comentários: