sexta-feira, julho 01, 2011

De qem se fala

Cometa C/2009 P1 Garradd: a transitar a SE da constelação de Pégaso e só visível em condições de maior estabilidade atmosférica mas ainda com muita extinção atmosférica a partir da 01:00 da manhã, está a aumentar de brilho devendo ser um objecto binocularmente visível nos próximos tempos. De momento a sua magnitude visual ronda os 9.5´e é visível nitidamente uma cauda de poeiras bastante extensa.


Supernova SN2011dh: atingiu o "pico" de magnitude e está a diminuir muito lentamente. Tem sido objecto intenso de estudos por Pro-Am sobretudo em termos espectroscópicos.


Protoplaneta VESTA: Porque irá ser investigado pela missão Dawn que entrará em órbita á sua volta (200 km) em 16 de Julho deste ano, é o segundo maior asteróide (diâmetro de 530km) a circular no nosso sistema solar localizando-se entre as órbitas de Marte e Júpiter. A missão Dawn irá investigar a composição da sua superficie, topografia e textura bem como as ondas gravitacionais geradas por Vesta porque se desconfia da existência de uma estrutura tipicamente planetária.

Sem comentários: