sábado, outubro 29, 2011

A atividade solar: ponto situação

Desde que surgiu o grupo portentoso de manchas solares designado por Região Ativa 1330 que era esperado um desenvolvimento mais ativo deste grupo havendo sérias espetativas quanto á produção de algumas fulgurações da classe C e M e Ejeções de Massa Coronal. No entanto o grupo, apesar de ter crescido em tamanho e complexidade tem apresentado uma estabilidade magnética desconcertante.
A par desta situação, outro grupo, designado por RA1324 acaba agora de fazer o seu transito completo no disco solar tendo também apresentado uma complexidade magnética alfa-beta-delta e degenerando rapidamente num grupo  mais simples sem ter produzido fenómenos mais radicais.
Parece-nos a nós que estamos perante uma diminuição do potencial magnético das manchas solares (?). Se pensarmos que no anterior ciclo, grupos menos importantes provocaram fenómenos de monta e que o aparecimento de regiões ativas similares a estas eram a garantia de que se esperavam "flares" e EMC`s...talvez que alguma coisa se esteja a passar. Vamos aguardar por estudos mais aprofundados e relativos ao potencial magnético das manchas solares deste ciclo...

Sem comentários: