segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Radioastronomia nos Açores

Vai realizar-se de 2 a 7 de março deste ano, em Sanghai, China o 8º Encontro Internacional IVS (International VLBI Service for Geodesy and Astrometry) cuja edição se repete de dois em dois anos e que este ano conta com a participação dos Açores na pessoa de Luis Ramalhais dos Santos (SRCTE - Governo Regional dos Açores) que fará uma intervenção sobre a Rede RAEGA instalada (Santa Maria e Flores).


 
Esta Rede de radiotelescópios é do tipo IVS-VLBI2010 com deslocação azimutal e vertical a velocidades respetivas de 12°/s e 6°/s. O desenho óptico é baseado num refletor em anel com foco de 13,2 metros explorando frequências de 2–40 GHz e que poderão atingir os100 GHZ.
Mapa com todas as estações mundiais do VLBI (a vermelho estão representadas a que estão em construção).
 
O International VLBI Service for Geodesy and Astrometry (IVS) tem como objetivo com este Encontro, reunir os representantes de todos os participantes no IVS e partilhar informação planeando assim o futuro desenvolvimento da rede VLBI.
 
Para além destes dois radiotelescópios que iniciarão funções em Março 2014 (Santa Maria) e 2015 (Flores), existe uma outra antena adaptável a radiotelescópio e cuja proprietária, a PT, já manifestou interesse em disponibilizá-la num contrato a longo termo. Huib Jan Van Langevelde, diretor do JIVE (Joint Institute for VLBI in Europe) teve conhecimento deste assunto (em novembro 2013) e dos projetos em torno desta antena lançados pelo OASA (Observatório Astronómico de Santana Açores - associação) há cerca de 11 anos. Parece que o assunto vai ser retomado, recuperando esta antena, como estão fazendo os russos com as antigas antenas de vigilância eletrónica do KGB, situadas no Báltico. Aleluia!!

 

Sem comentários: