sábado, abril 30, 2016

O 81P, o 252P a galáxia da Baleia e o olho negro.

As noites de 29 de abril  e 1 de maio proporcionaram condições razoáveis para a observação astronómica apesar da brisa constante de NE e de muita turbulência atmosférica que fazia cintilar as estrelas, sobretudo na noite de 29.
Fizemos imagens de objetos em zonas opostas: a NGC4631 ou galáxia da Baleia na constelação dos Cães de Caça a NW , do cometa 81P Wild e do cometa 252P/Linear muito baixo no horizonte de SE agora na constelação de Ophiucus e ainda da galáxia M64.

A NGC4631 acompanhada pela galáxia anã interativa NGC4627 situa-se a 25 a 30 milhões de anos-luz e é uma galáxia espiral enquanto a sua companheira é elitica. Apresenta uma atividade inusitada com um bulbo central assimétrico e onde ocorrem explosões de Supernovas e de estrelas azuis com um período de vida muito curto.




O cometa periódico de curta duração 252P/Linear depois de ter aumentado de brilho 100x e ter dado um espetáculo a olho-nu para os observadores no hemisfério sul, surge agora no nosso hemisfério com um brilho muito mais fraco ( cerca de 7,5) e esverdeado devido à presença do carbono diatómico (C2) que se torna fluorescente com a radiação solar. na noite de 29 transitava a sul da estrela Rasalhague a 1/4 Unidades Astronómicas.



Todas as imagens foram obtidas com um Celestron de 8 polegadas a f/6,3 e uma Canon 350D desfiltrada e dotada apenas com um filtro anti-poluição luminosa CLS. O software aplicado foi o Iris com pré-processamento usando master dark, flat e offset e integrando mais de uma dúzia de registos de 50 segundos cada e sem guiagem.



Sem comentários: