segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Os cometas P`s de volta

Pelas 20:00 horas locais do anoitecer de 26 fevereiro o céu apresentava-se praticamente sem nuvens e sem vento o que nos permitiu no quadrante oeste ver o cometa 2P Encke já muito baixo no horizonte e enfermando da extinção luminosa atmosférica e da poluição luminosa gerada pela cidade de Ponta Delgada.
O cometa apresentava-se com uma magnitude entre 5 e 6 com uma cauda relativamente evidente e de coloração intensa azul-esverdeada devido ao cianogénio impactado pelo vento solar.

Fizemos uma integração com a mediana de 21 imagens de 30 segundos cada com o Celestron de 8 polegadas com redutor de focal Meade f/6,3 e a Canon 350D modificada e com filtro CLS da Astronomik calibrada a 1600ISO.
As imagens foram pré-processadas com masters offset, dark e flat frames utilizando o software Íris.

Imagem redimensionada a 60%


Imagem reduzida a 90% do seu tamanho natural. É percetível a cauda de poeiras.
Os outros dois cometas nomeadamente o 41P Tuttle Giacobini Kresak e o 45P Honda Mrkos Pajdusakova apresentavam-se com magnitudes mais elevadas ou de menor brilho A notar nas imagens a presença de galáxias com magnitudes na ordem dos 16 e 17 para exposições relativamente curtas (integração de 15 x 45 segundos) e a extrema velocidade com que se desloca o cometa 45P com uma vasta cabeleira muito pouco brilhante.




Sem comentários: