quarta-feira, abril 05, 2017

Um cometa para o mês de Abril


Um novo cometa presente nas madrugadas deste mês de abril será o recém descoberto cometa por Terry Lovejoy e designado por C/2017 E4 Lovejoy que deveria apresentar uma magnitude da ordem dos 14 e afinal evoluiu para no mínimo para magnitude visual 7, tonando-se visível com binóculos na constelação do Pégaso a partir das 04:00 da manhã nos Açores. Na altura em que fizemos as imagens este cometa situava-se a cerca de 95 milhões de quilómetros do nosso planeta ou a 0,63948 Unidades Astronómicas.
Debaixo de uma cobertura nebulosa vinda de SW só nos foi possível fazer um conjunto de 25 imagens de 60 segundos cada no período entre as 4:30 e 5:00 horas da manhã do dia 5 de abril com muito más condições reveladas por si só pelas próprias imagens.
O cometa apresenta-se com uma coloração esverdeada acentuada devido à presença de cianogénio ou carbono diatómico C2 com um falso núcleo extremamente brilhante e com uma cabeleira distorcida lateralmente provavelmente devido á existência de jatos laterais. A cauda do cometa tem uma extensão considerável que ultrapassava os limites do sensor CMOS da Canon 350D.
 
 
Integração de 25x60s imagens não guiadas com APO Takahashi 102FS f/8 e Canon 350D modificada e com filtro antipoluição luminosa CLS-Astronomik. Aplicado pré-processamento com masters Flat, Dark e Offset pelo software Íris.

 
Tratamento feito com a função "asinh" do software Íris para revelar o falso núcleo.

Sem comentários: