quarta-feira, junho 20, 2018

astrometry.net





A publicação desta imagem da M4, que por si só não tem qualquer valor por ser apenas uma exposição resultante da integração de 4x30 segundos, sob uma poluição luminosa intensa de um candeeiro de iluminação pública de lâmpada de sódio situado em frente de uma janela, tem de relevância uma curta história que me deixou espantado com a função de Alinhamento do Polar Assistant Tool do EKOS e do novo mundo astrometry.net.

Não tendo colocado em estação a montagem iOptron CEM60 através do procedimento normal dado que estava dentro de um quarto com janela virada a sul e sem qualquer possibilidade de ver a polar, optei por direcionar manualmente a montagem para a estrela Antares e depois utilizar pela primeira vez o alinhamento disponibilizado pela plataforma EKOS fazendo uso de astrometry.net on-line para apontar para a Messier 4.
Ao pedir a M4 a iOptron colocou no campo de visão uma zona estelar diferente. Depois de acionar o comando “Capture & Solve” e após alguns segundos de análise da imagem pelo astrometry.net, fiz “Slew to Target” com resposta imediata da montagem que centrou a 100% a M4, para meu grande espanto de tamanha eficácia.

Conclusão: o procedimento fastidioso de colocação em estação e de alinhamento com 1, 2 e 3 estrelas passou à história.

A astrometry.net aliada ao processo simples de auto-guiagem e de focagem do EKOS constitui uma ferramenta da maior utilidade para o astrónomo amador poupando-lhe tempo e paciência que agora poderá dedicar a explorar o céu.


M4, 19.06.2018, 4x30s, Canon 350D, 1600iso, J. Porto

Sem comentários: