segunda-feira, dezembro 03, 2018

Cometa 46P/Wirtanen


Em 3 de dezembro por escassos minutos tivemos uma aberta no céu permitida pela depressão Etienne. Mesmo com nuvens constantes a passar e alguns aguaceiros e ainda com o cometa muito baixo no horizonte, com uma intensa poluição luminosa de sódio de um candeeiro de iluminação pública,  e com a "artilharia" instalada dentro de um quarto com a janela aberta, virados ao quadrante sul, conseguimos fazer 9 imagens do cometa 46P/Wirtanen.
Sem colocação em estação da montagem iOptron CEM60 e apenas com a preciosa ajuda da astrometric.net que com um "capture and solve" colocou o campo de visão do telescópio absolutamente centrada, consultando on-line os catálogos estelares, finalmente...finalmente tivemos um vislumbre em forma de borrão luminoso deste pequeno cometa que agora se aproxima do nosso planeta. Apesar da fraca qualidade da imagem é notória a presença de uma cauda cometária iónica e uma cabeleira bastante grande que deverá atingir o tamanho de uma lua cheia em céus mais escuros.
Todo o processo foi conduzido remotamente através do StellarMate. Isso inclui a focagem, a guiagem com uma camara ASI ZWO224mc, a captura de imagens com a Canon 350D com filtro CLS e dotada de um DSUSB para exposições acima dos 30 segundos e ainda o controlo da iOptron CEM60. Utilizámos o Kstars com as plataformas Ekos e INDI.
As imagens foram processadas com o software Irís e não levaram pré-tratamento (darks, flats ou offsets). 
Foi o melhor que se conseguiu arranjar!




No serão do dia 5 de dezembro voltámos a tentar "apanhar" o 46P sem grande sucesso devido à continua passagem de nuvens que bloqueavam a guiagem com ASI224mc e obrigavam a fazer plate solve. Só conseguimos fazer 10 imagens úteis de 40 segundos e o resultado não foi melhor que os anteriores.





A plataforma Kstar-Ekos-INDI em operação


Uma ideia da poluição luminosa e das condições de observação.



Sem comentários: