quinta-feira, maio 09, 2019

M51


A LBV 2019 abn foi descoberta em 22 janeiro deste ano pelo Observatório ATLAS (USA) sendo considerada mais tarde como uma Supernova impostora. Situa-se na Messier 51 na constelação da Ursa Maior. As LBV são estrelas variáveis muito massivas que sofrem variações de brilho dramáticas e são extremamente raras, confundindo-se com o comportamento das Supernovas. O interessante é que continua a ser possível visualizá-la apesar do seu fraco brilho (magnitude 18?).

A Messier 51 está em colisão com outra galáxia sua companheira a NGC 5195. No mesmo quadrante é ainda possível ver outros galáxias.



LBV 2019abn




Setup com Takahashi 102FS f/8 com ZWO ASI294MC Pro para aquisição de imagens com rotador e guiagem em Off-Axis-Guide com ZWO ASI120MM.
Stellar Mate em regime de HotSpot controlando iOptrom CEM60, ZWO cameras, sistema de focagem através da plataforma Kstars-Ekos-INDI-Astrometry-NET.
Energia fornecida e controlada por Astrolink  para as fitas desembaciadoras, USB-Focus v3 e  sensores de temperatura e humidade.
WebCam IP para visualização remota da operação.


Recepção das imagens através do Fits Viewer do EKOS operando sob Windows 10.

Sem comentários: