sexta-feira, outubro 10, 2008

Planetários Europeus reúnem-se novamente em Espinho



Trocar experiências entre responsáveis de vários planetários é objectivo da 5.ª Conferência Europeia de Planetários Pequenos e Portáteis que hoje começou no Centro Multimeios de Espinho,e da qual já havíamos dado notícia aqui, numa organização em parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.


Durante dois dias (9 e 10 de Outubro),pretende-se que os participantes fiquem a par dos novos desenvolvimentos que permitem melhorar os funcionamento dos “pequenos” planetários e, ao mesmo tempo, que fiquem a conhecer os seus congéneres internacionais. Há presenças de Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Suécia e também dos Açores através da presença da Dra. Patrícia do Observatório Astronómico de Santana.
O encontro deverá terminar no sábado.

Entretanto, de fonte fidedigna, soubemos que o Observatório Astronómico de Santana conta com um novo planetário que deverá percorrer novamente todas as escolas dos Açores. Este planetério conta com nova tecnologia digital e um novo sistema de projecção de video e imagens.

A mesma fonte garantiu-nos que o Observatório abrirá ao público na próxima terça-feira, dia 14 de Outubro, estando previstas sessões de apresentação junto aos Conselhos Executivos das Escolas Secundárias de São Miguel.
Aguardamos com espectativa este novo arranque.

Sem comentários: