quarta-feira, setembro 02, 2020

Nebulosas Sharpless fracas

Sharpless 174 ou PK 120+18 é um objecto enigmático do céu profundo situado na constelação de Cefeu. A sua classificação simultânea no catálogo Sharpless (Sh2) e no catálogo da nebulosas planetárias (PK) torna evidente este enigma, gerando ainda hoje discussões sobre a sua natureza e origem.
Considera-se no entanto como uma nebulosa planetária diferente, das mais fracas em brilho e das situadas mais a norte. As nebulosas planetárias são restos de estrelas que chegando ao fim de vida libertam para o espaço as suas camadas externas de forma simétrica deixando no centro da nebulosa os restos da estrela que passa a ser uma Anã Branca. A Sh2-174 é diferente ao apresentar uma assimetria derivada do impacto do gás das camadas exteriores da estrela original com o meio interestelar. Neste caso a Anã Branca é a estrela mais brilhante e azul na zona azulada que representa oxigénio molecular ionizado (OIII). Contudo apresentam idades diferentes...
Fajã de Baixo, S. Miguel, 23 de Agosto de 2020.


Sharpless 97 é uma nebulosa de emissão das mais ténues e difícil de astrofotografar, situada na constelação do Cisne a 12.700 anos luz e fazendo parte de um campo visual muito rico em estrelas como mostra a imagem.
Notar a coloração das estrelas evidenciando a sua idade e temperatura: as azuis e brancas mais novas e quentes as vermelhas mais antigas e frias.
Fajã de Baixo, São Miguel, 23 de Agosto de 2020.



Sharpless 90, nebulosa de emissão na constelação da Raposa, a 7000 anos luz, com contornos irregulares nas suas áreas de emissão espectral HII em torno de vastas áreas de poeiras., sobretudo no quadrante inferior onde é possível ver também a pequena Sharpless 89.

Fajã de Baixo, ilha de São Miguel, 27 de Agosto de 2020.



 Pequena Nebulosa do Casulo, Pequena Nebulosa da Trifída ou ainda de acordo com o catálogo, Sharpless 2-82, situada na constelação da Seta a cerca de 1100 anos luz, é uma pequena nebulosa de emissão avermelhada rodeada por outra de reflexão espectralmente azulada que esconde filamentos de poeira.

Fajã de Baixo, ilha de São Miguel, 23 de Agosto de 2020.

Sem comentários: