quarta-feira, agosto 26, 2020

M16 e M17




 Messier 17 ou Nebulosa do Ómega ou ainda conhecida por nebulosa do Cisne, situada a 5500 anos luz na constelação do Sagitário, tem a residir no seu seio o cluster estelar mais jovem da nossa galáxia, apenas com a idade de 1 milhão de anos e, cuja potente radiação esculpe o gás em seu redor, cujos comprimentos de onda em transmissão azulada representam OIII e no avermelado o HII (Hubble Palete SHO).

Fajã de Baixo, 23 de Agosto de 2020.



Messier 16, Nebulosa da Águia na constelação da Cauda da Serpente a 7000 anos luz, extensa área de produção proto estelar por efeito da radiação ultravioleta e ventos estelares do aglomerado estelar muito jovem, residente no seu seio, que molda o gás em colunas originando os célebres "Pilares da Criação" ou também designadas "Trombas de Elefante". Também é visível outra formação de poeira inter estelar muito famosa e conhecida como "Fada da Nebulosa da Águia".
Apresentamos a imagem em H-alfa para mostrar a extensão desta nebulosa bem como a imagem em modo Hubble Palete para colocar em evidência sobretudo as áreas de HII (avermelhado) e OIII (verde-azulado).
Fajã de Baixo, ilha de São Miguel, 23 de Agosto de 2020.

Sem comentários: