quarta-feira, outubro 22, 2008

Astronomia e nuvens

Cada vez está mais difícil fazer uma sessão de astronomia sem que tenhamos de enfrentar más condições atmosféricas. Depois de umas longas férias, devido às obras de ampliação da minha casa, resolvi tirar o pó ao equipamento. A boa notícia é que os telescópios continuam colimados e os ccd`s a funcionarem em pleno. A má notícia é que as nuvens e o nevoeiro não nos largam e isto cada vez mais se parece com um clima tropical (23ºC + 90% humidade).
Tentando fazer algumas imagens, só conseguimos "apanhar" o planeta Júpiter e as suas luas e o cometa Boethin entre muitas nuvens. Este último consta apenas de uma imagem de 30 segundos e completamente descentrado ...
Para que conste...



Júpiter e as suas luas alinhadas.



Cometa 25P/Boethin descentrado e cheio de "ruído" por causa das nuvens
Imagem de 30 segundos... Não deu tempo para mais nada!

2 comentários:

Warman disse...

Desloco-me algumas vezes ao topo da serra Agua de Pau para fotografar. Ultimamente é dificil realmente ter bom tempo. Gostava de me iniciar na astronomia mas não me parece ser facil na ilha de São Miguel.

Anónimo disse...

Nos Açores,altitude não significa boas condições para astrofotografia. Mtas vezes as melhores condições surgem antecipadamente a uma frente fria que se aproxima do arquipélago ou pela sua deslocação posterior. Os melhores sítios (com mais abertas) são em Ponta Delgada e costa norte (Santana, Capelas)e o mar funciona mtas vezes como estabilizador da turbulência atmosférica.